Prefeitura garante abastecimento de água para 70 mil moradores da Vila Cruzeiro

Publicado em 28/06/2020 - 12:57 | Atualizado
Obra levou três anos e faz parte das melhorias do Programa Favela Bairro, que já investiu mais de R$ 30 milhões na região. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, inaugurou neste domingo (28/06) as obras de canalização e de construção de um reservatório de água potável no alto da Comunidade Vila Cruzeiro/ Parque Proletário, na Penha, Zona Norte da cidade. O sistema vai garantir o abastecimento para mais de 70 mil moradores da região. O ato aconteceu na sede da Associação de Moradores do Parque Proletário.

As obras levaram três anos para serem concluídas e são parte do programa Favela Bairro, que ao todo investiu mais de R$ 30 milhões em infraestrutura e saneamento na Penha.

– Fizemos a canalização para as casas ligando-as com a rede da rua para garantir a distribuição e também construímos o castelo d’água no alto do morro. A Cedae analisou as ações e acionou o sistema de bombas para enviar a água do ponto de captação ao reservatório. Agora os moradores vão receber oficialmente água da Cedae – explica o secretário Sebastião Bruno.

Desde o início da gestão, cerca de R$ 530 milhões foram investidos em obras de infraestrutura e urbanização e regularização em 21 comunidades carentes do Favela Bairro, transformando a vida de cerca de 100 mil famílias.

Nos últimos quatro anos, o Favela Bairro implantou 154.476,41 mil metros de novas redes água, esgoto e drenagem; 225.254,16 mil metros quadrados de vias; 7.771,44 mil metros quadrados de contenções; 05 praças; 02 quadras poliesportivas; 03 campos de futebol; 120 unidades habitacionais; além de 1.465,00 mil novos pontos de luz (números em atualização). Até o final de 2020 serão mais R$ 150 milhões investidos em diversas comunidades.