Prefeitura fiscaliza mais dois drive thru de teste rápido para Covid-19

Publicado em 06/08/2020 - 19:22 | Atualizado em 06/08/2020 - 20:37
Dos 14 postos já inspecionados pela Vigilância Sanitária, cinco foram interditados por irregularidades como realização de exames não permitidos. Crédito: Divulgação/ Subvisa

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, inspecionou nesta quinta-feira (06/08) mais dois postos drive thru de teste para Covid-19. Um deles teve interdição total e outro parcial por fazerem Swab (do cotonete) e Sorologia, IGM e IGG (de coleta o sangue), que têm laudos liberados depois de três dias e proibidos fora de laboratórios e postos de coleta em farmácias, drogarias e estabelecimentos de saúde em geral. A autorização para drive thru é apenas para o sorologia por lanceta (o do dedo), liberado em até 30 minutos.

A ação desta quinta-feira foi na Zona Norte da Cidade, começando pelo posto do Shopping Nova América, que recebeu duas multas e foi totalmente interditado por só realizar os exames não autorizados e por ausência de responsável técnico. A segunda vistoria foi no Norte Shopping, onde técnicos da Coordenação de Saúde da Vigilância constataram, além do teste rápido, a realização dos demais exames não liberados.

– A interdição parcial permite que o posto continue a fazer o teste rápido. Vamos monitorar e, caso a unidade volte a realizar os demais exames, será totalmente interditada. Seguimos com as inspeções nos outros pontos que licenciamos para conferir se os serviços estão dentro das condições higiênico-sanitárias, e de acordo com o que autorizamos – ressalta Flávio Graça, superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária.

Com as inspeções desta quinta-feira, a Vigilância Sanitária, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já fiscalizou 14 dos 54 postos drive thru licenciados para fazer apenas o teste rápido de Covid-19. Até agora são quatro unidades totalmente interditadas e uma parcialmente fechada. Duas delas foram na Barra da Tijuca, sendo uma na Avenida Abelardo Bueno, 2.300, multada por ausência de responsável técnico, licença sanitária e lavatório e por atuação em local não autorizado; e a outra no número 214 da Olegário Maciel, que recebeu multa por atender também a pedestres. A outra interdição ocorreu na Lagoa, na fiscalização feita em junho, nos primeiros dias de licenciamento.