Prefeitura estende prazo para pagamento de tarifas devidas por taxistas

Publicado em 16/05/2020 - 09:20 | Atualizado em 16/05/2020 - 09:41
Medida beneficia a categoria, que teve queda brusca nas viagens devido à pandemia. Foto: Michel Filho/Prefeitura do RioMedida beneficia a categoria, que teve queda brusca nas viagens devido à pandemia. Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, aumentou o prazo para o pagamento de taxas devidas pelos permissionários de táxi. Com isso, os taxistas terão até o dia 04/06 para colocar as cobranças em dia.

A medida, publicada em edição extraordinária do Diário Oficial dessa sexta-feira (15), foi adotada devido à pandemia do novo coronavírus e a consequente perda financeira dos motoristas da categoria, que tiveram uma queda brusca nas viagens.

– Estamos atentos aos impactos causados devido à redução drástica de passageiros e, nesse sentido, trabalhamos dia a dia para definir medidas que auxiliem a classe, tendo em vista as perdas financeiras dos motoristas – afirmou Paulo Amendola, secretário municipal de Transportes.

Outras medidas em benefício dos taxistas foram anunciadas durante a crise do coronavírus, entre elas: suspensão de vistorias enquanto perdurar o estado de calamidade na cidade, inclusive para encerramento das permutas, transferências, inclusão de veículos e novas autonomias; o aumento do prazo de 180 para 540 dias para os auxiliares darem entrada no processo de obtenção de autonomia, e de 360 para 720 dias o prazo para apresentarem o veículo; e o aumento da vida útil dos táxis convencionais de 8 para 10 anos, e dos táxis executivos de 7 para 9 anos. Esta última medida vai beneficiar mais de mil taxistas que já teriam que trocar de veículo, neste ano, por vida útil vencida.

Prefeitura prorroga prazo para recurso de cancelamento de multas