Prefeitura entrega mais um tomógrafo de alta tecnologia e amplia estratégia para diagnóstico precoce da Covid-19

Publicado em 23/05/2020 - 13:01 | Atualizado em 29/06/2020 - 18:43
Tomógrafo permitirá diagnóstico precoce da Covid-19 em pacientes de Campo Grande. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou neste sábado, 23/05, mais um dos 16 tomógrafos comprados na China pelo município e que estão sendo distribuídos por diferentes pontos da cidade para reforçar a proteção da população contra a Covid-19. Desta vez foi em Campo Grande, na Zona Oeste, onde o equipamento será instalado no centro municipal de Saúde Belizário Penna, tradicional unidade do centro da região.
Ao todo, são 27 tomógrafos adquiridos na atual gestão, com mais de 150 mil exames realizados.

O novo centro de imagens em Campo Grande vai levar diagnóstico precoce da doença a milhares de pessoas do bairro e de áreas próximas, inclusive Baixada Fluminense. Pavuna e Santa Cruz foram outras regiões da cidade que já receberam o equipamento da Prefeitura.

Tomógrafos são estratégicos contra novo coronavírus

A instalação em série de tomógrafos é uma das estratégias mais importantes da Prefeitura no combate ao novo coronavírus. O equipamento, de alta resolução, tem capacidade de fazer 1.200 exames por mês.

-O teste da mucosa pode ter falhas, mas a tomografia é o melhor e mais completo exame que as pessoas podem fazer para identificar a doença. Esse equipamento é top de linha, o mesmo usado nos países mais ricos do mundo, e será um verdadeiro patrimônio para o povo de Campo Grande – disse Crivella.

Mais tomógrafos em áreas de risco da Covid-19

Além dos equipamentos, a Prefeitura está levando a áreas mais carentes da cidade polos de atendimento, cada um com 24 leitos, para monitorar as condições de saúde dos pacientes após os exames de imagem.

Do total de 27 tomógrafos adquiridos pela atual gestão, 11 já estão em operação desde o ano passado em unidades da rede municipal. Dos 16 mais recentes (cada um com custo de 950 mil dólares), estão em funcionamento o do Hospital de Campanha no Riocentro e os das policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz; Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu; e Rodolpho Rocco, em Del Castilho. Um foi cedido ao Hospital Mario Kroeff, unidade beneficente que é referência no tratamento do câncer.

Também vão ganhar os modernos equipamentos os bairros Recreio e Madureira e as comunidades Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Rio das Pedras.

Após o fim da pandemia, os tomógrafos poderão ser transferidos para unidades municipais de saúde.

Investimento antes da pandemia

Antes da pandemia da Covid-19, a saúde já vinha sendo prioridade na gestão do prefeito Crivella. A renovação do parque tecnológico da rede municipal recebeu investimento de R$ 370 milhões. Foram comprados mais de 18 mil equipamentos de última geração, adquiridos com a finalidade de oferecer à população um atendimento digno e de qualidade.

Entre os novos equipamentos comprados pela Prefeitura estão 806 respiradores, fundamentais para equipar leitos de UTI para tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Esses respiradores foram adquiridos também antes da crise da Covid-19, a preços mais baixos (12 mil dólares cada) e com melhores condições de parcelamento (valor dividido em 60 vezes).