Prefeitura entrega 57 equipamentos de saúde para a região da Barra e de Jacarepaguá

Publicado em 08/08/2020 - 11:25 | Atualizado em 08/08/2020 - 11:28
Clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínica serão beneficiados com a entrega da Prefeitura. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou, neste sábado (08/08), mais 57 equipamentos para as unidades de Atenção Primária da região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. Ao todo, 23 unidades, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e uma policlínica serão beneficiadas. São 27 desfibriladores, 12 focos cirúrgicos, seis aparelhos de ultrassonografia, quatro aparelhos de raio x, quatro autoclaves e quatro aparelhos de eletrocardiografia.

A entrega foi possível pela iniciativa da gestão, que investiu na compra de 18 mil equipamentos de alta tecnologia, que vieram da China para estruturar e modernizar as unidades municipais de saúde, como reforçou o prefeito.

— Isso ajudou nosso quadro de profissionais de saúde a atender mais 60 mil pacientes que chegaram às clínicas com sintomas de Covid-19, assim como o hospital de campanha e a abertura de leitos. A compra dos equipamentos não beneficiou só a nós, mas outros 25 municípios do estado e até outros estados do Brasil, como Tocantins e Amapá — destacou Crivella.

O empenho da gestão na área da saúde será reforçado ainda com a ajuda humanitária que chegará ao Líbano na próxima semana, com uma comitiva de profissionais, equipamentos e medicamentos.

— Seis médicos cirurgiões especializados em várias áreas serão enviados ao Líbano, o que eu tenho certeza que vai ajudar muito o povo e os milhares de feriados de Beirute — afirmou o prefeito.

A entrega deste sábado ocorreu na Policlínica Newton Bethlem, que funciona na Rua Barão 259, na Praça Seca, e contou com a presença de Rodrigo Bethlem, sobrinho neto do médico pneumologista que dá nome à unidade.

— Foi um profissional que marcou a geração médica carioca — elogiou a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Para a unidade, que receberá parte dos equipamentos, a modernização vai minimizar a espera e aprimorar o atendimento aos pacientes.

— Os profissionais trabalharão com mais instrumentos, o que vai agilizar os diagnósticos de todas as doenças — destacou a diretora da unidade, Alessandra Ataide.

A Região da Barra e Jacarepaguá ganhou, nos últimos três anos, mais 46 equipamentos para o Complexo Hospitalar Lourenço Jorge, que conta com o hospital, o Centro de Emergência Regional da Barra e a Maternidade Leila Diniz, além de um novo tomógrafo que já fez mais de 24 mil exames. A região ganhou ainda outros três tomógrafos, um instalado na UPA da Cidade de Deus, outro no CMS Harvey Ribeiro, no Recreio, e outro na Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, em Rio das Pedras, que realizaram, juntos, outros 383 exames. A região ganhou, ainda, duas novas clínicas da família na gestão do prefeito Crivella.

Os equipamentos adquiridos são fruto de um investimento de mais de R$ 370 milhões da atual gestão para estruturar e modernizar as unidades municipais de saúde.

Unidades que já tiveram entrega de equipamentos

Já receberam os equipamentos comprados recentemente para modernização do parque tecnológico os hospitais Ronaldo Gazolla, de campanha, Evandro Freire, Barata Ribeiro, Miguel Couto, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Jesus, Francisco da Silva Telles, Albert Schweitzer, Souza Aguiar, Nossa Senhora do Loreto, Piedade; as maternidades Leila Diniz, Fernando Magalhães, Maria Amélia Buarque de Hollanda, Herculano Pinheiro, Alexander Fleming, Mariska Ribeiro, Carmela Dutra; os CERs Barra, Leblon, Centro, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e Ilha do Governador; e as unidades de atenção primária da região da Grande Tijuca e do Centro.

Sobre a Área de Saúde 4.0 – Centro e adjacências

A Área Programática 4.0 abrange os bairros do Anil, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara, Vila Valqueire, Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus.

Ao todo, 909.368 mil pessoas são beneficiadas com a oferta de saúde da rede municipal. 31 unidades, sendo 15 clínicas da Família, 05 centros municipais de Saúde, 03 centros de Atenção Psicossocial, uma UPA, um centro de emergência regional e 06 hospitais.

Somente na atenção primária, em média, são realizados por mês 59.050 consultas médicas e de enfermagem, mais de 45 mil visitas domiciliares, mais de 80 exames laboratoriais, cerca de 1.400 exames de imagem, além de outros 61 mil atendimentos.