Publicado em 23/09/2020 - 19:41 | Atualizado
  • Prefeitura do Rio renova acordo de cooperação com Comitê Olímpico do Brasil para a promoção de valores olímpicos para a vida junto a escolas
A proposta pedagógica é fundamentada na apropriação e utilização da Cultura Corporal de Movimento, como esportes de lutas. - Foto: Divulgação/SME
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, renovou o acordo de cooperação firmado entre a pasta e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a promoção dos Valores Olímpicos no ambiente escolar, que utiliza o esporte como ferramenta essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Desde 2019, quando foi firmada a parceria, a SME e o COB beneficiaram cerca de 5.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino com o projeto. Hoje, são 10 unidades do Ensino Fundamental – do 1º ao 9º ano – que viraram Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs) e já utilizam a metodologia pedagógica do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB.
Durante a quarentena, o projeto foi mantido para garantir a formação dos profissionais, mesmo em isolamento social. De maneira remota, os professores acessaram a plataforma on-line de valores olímpicos e continuaram se aprimorando por meio do Transforma.  É oferecido o seguinte curso para a equipe escolar: o de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos. O conteúdo do Transforma tem relação direta com a BNCC, documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e também contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.

As EMOCs têm proposta pedagógica fundamentada na apropriação e utilização da Cultura Corporal de Movimento (como ginástica geral, esportes de lutas, danças e jogos de tabuleiro, dentre outros), além de trabalhar os valores olímpicos: amizade, respeito e excelência.