Prefeitura do Rio promove limpeza asfáltica em ambos os sentidos da Linha Amarela

Publicado em 16/10/2020 - 10:25 | Atualizado
Serviço integra ações do Comitê Executivo da EncampaçãoServiço integra ações do Comitê Executivo da Encampação. Crédito: Nelson Perez/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Executivo da Encampação da Linha Amarela, realizou, na madrugada desta sexta-feira (16/10), a limpeza asfáltica em ambos os sentidos da via, desde a Barra da Tijuca até o Fundão, a fim de garantir segurança aos motoristas. O comitê, criado através da Resolução nº 3321, dando cumprimento ao Decreto nº 47959, atua efetivamente na operação da via, decorrente do processo de encampação.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes, por meio do presidente do comitê, subsecretário Allan Borges, contou com o apoio da Guarda Municipal e da CET-Rio, no suporte e na sinalização para execução da limpeza por parte da Comlurb, além da presença da Rioluz, cumprindo com a responsabilidade do município de assegurar a prestação de serviços para a preservação da via expressa.

– Estamos empenhados em prestar serviços eficientes em prol dos motoristas que utilizam a Linha Amarela diariamente. Vamos atuar diligentemente, de forma a manter a via limpa e ordenada, realizando a manutenção devida através da técnica e da competência dos órgãos municipais, sem qualquer prejuízo aos cofres públicos nem ao cidadão, que já foi muito lesado – destacou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.

A limpeza asfáltica contou com a atuação de 32 garis da Comlurb, que fizeram a varrição manual e mecanizada, além da remoção de resíduos com duas vans e um caminhão compactador, em 68 quilômetros de sarjetas. A companhia está estabelecendo um planejamento operacional para trabalhar regularmente na via expressa às segundas, quartas e sextas-feiras, com serviços de varrição manual e mecanizada (com varredeira), roçada, limpeza de ralos e canaletas, e poda de árvores, quando verificada a necessidade. A ação ainda contou com uma lavagem hidráulica das pistas, com água de reuso, e veículo com jateamento em alta pressão, garantindo a limpeza em toda extensão da via.

– A Comlurb integra esta grande operação de limpeza em toda a extensão da Linha Amarela, levando sua expertise de ações especiais em vias expressas, com diversos serviços, contribuindo para que os usuários da via trafeguem com tranquilidade e mais segurança – ressaltou Paulo Mangueira, presidente da Comlurb.

A Prefeitura segue trabalhando para zelar pela eficiência do sistema, atuando na manutenção e conservação da Linha Amarela, sem onerar os usuários. Vale lembrar que, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, não haverá cobrança de tarifa em nenhum sentido da via.

• 16 de outubro de 2020