Prefeitura do Rio inaugura mais um hotel popular para pessoas em situação de rua

Publicado em 20/05/2020 - 19:15 | Atualizado
Hotel Cruz de Ouro, localizado no Centro, acolheu 100 homens nesta quarta-feira (20/05). Foto: Divulgação / Prefeitura do RioHotel Cruz de Ouro, localizado no Centro, acolheu 100 homens nesta quarta-feira (20/05). Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), inaugurou mais um hotel popular, em modelo de albergue, para a população em situação de rua. O Hotel Cruz de Ouro, localizado no Centro da cidade, acolheu 100 homens com idade de 18 a 59 anos e 11 meses, nesta quarta-feira, 20/05.

Este grupo de acolhidos é formado por homens que já passaram, inicialmente, por outras unidades da pasta, como Hotel Solidário da Central do Brasil, Sambódromo, URS Ilha – Central de Recepção de Adultos e Famílias CRAF Tom Jobim, Plínio Marcos e URS Realengo. Com a transferência, 80 novas vagas foram abertas nestas unidades, menos na unidade Hotel Solidário da Central, que irá passar por reformas, em breve, o que impossibilita com o local ocupado.

A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju comentou sobre o novo espaço. Segundo ela, este trabalho é a continuidade do processo de acolhimento que já acontece diariamente, mas que se intensificou por conta do aumento na procura por abrigos causado pela pandemia do novo coronavírus.

– Hoje nós visitamos as instalações, conversamos com os usuários, acompanhamos o almoço e recebemos diversos elogios sobre o local e a forma como estão sendo tratados. Isto é gratificante demais. Esta população também merece todo o nosso carinho e o nosso cuidado, principalmente, neste período de pandemia. Nós estamos ofertando 80 novas vagas para a população em situação de rua, trabalhando para dar suporte a todos que necessitam – declarou a secretária.

De acordo com a subsecretária de Proteção Especial, Nilceia Carneiro da Silva, estes acolhidos já estão em processo de reinserção social e o próximo passo é trabalhar a questão da empregabilidade tanto formal, quanto a informal, de modo que as pessoas possam retomar as suas vidas.

– O objetivo é que eles conquistem um emprego, conquistem o seu próprio espaço ou até mesmo retornar para as suas famílias, com muita dignidade, que é como esse trabalho vem sendo pensado ao longo do ano – finalizou Nilceia.