Prefeitura do Rio faz operações especiais de higienização e reforça os serviços na Comunidade Canoas, em São Conrado

Publicado em 22/05/2020 - 12:23 | Atualizado em 22/05/2020 - 16:08
Gari da Comlurb higieniza rua. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, fez operações especiais de higienização nesta sexta-feira (22/05) e reforçou os serviços na Comunidade Canoas, em São Conrado, e mais 44 comunidades das Zonas Norte, Sul, Oeste e Central da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, já chegou a 523 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro.

Nesta sexta, na Zona Sul, Grande Tijuca e Área Central, o serviço foi realizado em 20 comunidades: Morro do Andaraí e Jamelão, no Andaraí, Arará, em Benfica, Babilônia e Chapéu-Mangueira, em Copacabana, Canoas, em São Conrado, Capitão Campos, Coroado, Escondidinho e Prazeres, em Santa Teresa, Fazendinha, Júlio Otoni, Mangueira, Morro Azul, no Flamengo, Morro da Providência, na Região Portuária, Pedro Américo e Tavares Bastos, no Catete, Rocinha, Santo Amaro, na Glória, e Zinco, no Estácio, com um total de 59 garis, cinco pipas d’água, quatro vans lava-jato e 35 pulverizadores.

Trabalho é feito por 29 garis

Na Zona Norte foram incluídas na programação de sexta, 22 comunidades: Terra Encantada, Beira Rio e Ficap, na Pavuna, Quitanda, em Costa Barros, Rato, Morro do Encontro e Céu Azul, no Engenho Novo, Oito de Dezembro, em São Francisco Xavier, Barbante, na Ilha do Governador, Bernardino Gustavino, em Olaria, Laços de Família e Uga-Uga, em Ramos, Morro do Amorim, em Manguinhos, Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Melhoral, em Guadalupe, Jardim do Carmo, em Vicente de Carvalho, Miguel Dibo, em Irajá, Mangueirinha, na Penha, Comunidade do Dendezinho, em Madureira, e Mundial, Parque Bela Vista e Parque São Luis, em Honório Gurgel. Os trabalhos foram realizados por 29 garis, com apoio de oito pipas d’água e 15 pulverizadores.

Já na Zona Oeste o trabalho de higienização foi realizado em três comunidades: Comunidade do Marco 7, em Senador Camará, e Periquito, em Realengo, com oito garis, duas pipas d’água e oito pulverizadores, e na comunidade Vale de Curicica, com 20 garis, uma pipa d’água e dois pulverizadores.

Limpeza no entorno de agências da Caixa

A Comlurb iniciou a higienização da área externa das agências da Caixa Econômica Federal, que contam com grande fluxo de pessoas que recebem o auxílio emergencial. Em dois dias, o serviço chegou a 50 das 147 unidades da CEF na cidade. A Companhia segue com as operações especiais de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais de bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas da família e postos de saúde e acesso às estações de modais de transportes, entre outros. Para essas ações, que tiveram início no dia 23/03, a Comlurb atua com 42 garis com pulverizadores e contabiliza 1.175 pontos atendidos.

A Companhia está utilizando hipoclorito de sódio nos pulverizadores durante as operações de higienização. O produto não faz espuma e é bastante eficiente na desinfecção. Ele é diluído em água, na proporção 1×1, ou seja um litro de hipoclorito para um litro de água.