Prefeitura do Rio de Janeiro obtém permissão para assinatura de contrato de iluminação pública

Publicado em 20/04/2020 - 14:36 | Atualizado em 20/04/2020 - 21:43
Contrato prevê a instalação de 450 mil luminárias de LED na cidade. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do RioContrato prevê a instalação de 450 mil luminárias de LED na cidade. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), obteve na Justiça decisão favorável à assinatura do contrato de iluminação pública com o Consórcio Smart Luz.

O contrato prevê a instalação na cidade de 450 mil luminárias de LED, mais de cinco mil pontos de internet wifi e cerca de 10 mil câmeras, 40% delas com capacidade de reconhecimento facial, instrumentos importantes nesse momento para monitorar e evitar aglomerações que facilitam a propagação do Covid-19. O contrato também prevê a instalação de quatro mil sensores de resíduos para bueiros e seis mil controles semafóricos na cidade.

A PPP da iluminação pública vai deixar a cidade mais integrada, mais conectada e mais sustentável com soluções de cidades inteligentes, o que beneficia diretamente os cariocas, podendo ajudar , inclusive no enfrentamento à pandemia pelo COVID-19.

A decisão foi tomada pelo desembargador José Roberto Portugal Compasso, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).