Prefeitura do Rio comemora o Dia Internacional da Amizade com lançamento de clipe de música de Chico Buarque e Francis Hime protagonizado por alunos

Publicado em 30/07/2020 - 09:00 | Atualizado em 30/07/2020 - 11:47

Estudantes gravaram vídeo da canção “Meu caro amigo”, grande sucesso da MPB

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai lembrar a todos da importância de ter amigos no Dia Internacional da Amizade, comemorado nesta quinta-feira, 30/7. Para celebrar a data será lançado um vídeo com alunos do programa Orquestra nas Escolas interpretando a canção “Meu caro amigo”, de autoria de Chico Buarque e Francis Hime. O vídeo será publicado às 12h, nas redes sociais do programa. A ação é gravada toda à distância, por cada integrante, e compilada em um único vídeo. O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1958 para destacar os valores fundamentais dessa relação: amor, afeto, carinho, respeito e cuidado.

E esses sentimentos também são valorizados nas práticas dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que fazem parte do programa para que a harmonia entre eles se mantenha sempre afiada. Para a coordenadora do Orquestra nas Escolas, a pianista Moana Martins, a rotina dos alunos flui melhor quando há uma relação de companheirismo, altruísmo e empatia mútua entre eles.

— Nos ensaios, nos intervalos das aulas e nas apresentações podemos observar claramente o significado dessas relações de integração entre alunos, professores e pais. E como o cultivo da amizade se constitui em um espaço de sociabilidade importante para o desenvolvimento de todos — destaca a coordenadora que acredita que a adaptação das atividades para o módulo virtual não diminuiu as relações de amizades entre os participantes.

Por conta da quarentena, o isolamento social foi mantido na gravação do clipe. Cada aluno tocou e cantou de sua própria casa. A harmonia musical é garantida pela edição, feita no computador, com a união dos trechos de cada intérprete até o arranjo final.

Amizade musical

Foi por causa da música que o violonista Nathan Januário e o cavaquinista Guilherme César Matos do programa Orquestra nas Escolas firmaram amizade. Ambos têm 15 anos e fazem parte da Camerata de Choro Orsina da Fonseca. Para Nathan, o significado do Dia Internacional da Amizade é muito forte e sua relação com Guilherme o faz crescer e querer ser melhor a cada dia.

— Essa data é muito significativa para mim, pois ela me faz querer estar com as pessoas de que eu gosto, que são os meus amigos, como o Guilherme. Nós nos conhecemos logo no primeiro dia de aula e, ao longo do Programa, aprendemos muito um com o outro. Para mim, amizade é você se importar e sempre buscar fazer de tudo pelo seu amigo — disse o músico.

Já Guilherme agradeceu por fazer parte da Orquestra. E também destacou que “Meu caro amigo” traduz o que ele sente pelos amigos e a data o faz refletir sobre as pessoas com quem ele se relaciona.

— Eu não tinha condições de pagar uma escola de música para aprender cavaquinho e tocar no nível que toco hoje. Sou muito feliz por estar aqui e espero que todos gostem da homenagem que preparamos. O Nathan é um cara incrível, gosta de brincar e sempre deixa todos felizes. Na hora de tocar, formamos uma dupla infalível. Nos entendemos bem e nos tratamos como irmãos.

Orquestra Virtual

A orquestra virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover, durante o período de suspensão das aulas, apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana é lançado um novo vídeo, mudando sempre a formação.

Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes; Aquarela, de Toquinho; Preta Pretinha, de Moraes Moreira; O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc, além de um medley de clássicos do funk, com DJ Marlboro.

Para assistir ao clipe de “Meu caro amigo” acesse:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas/

Instagram: @orquestranasescolas