Prefeitura do Rio celebra Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicado em 20/07/2020 - 17:55 | Atualizado em 23/07/2020 - 14:16

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma série de ações online pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado neste sábado (25). Lives, bate-papos e publicações que trazem vozes de referências na Cultura e na luta das mulheres negras em todo país.

Começando pelo #FalaPreta, a Secretaria traz em suas redes sociais diariamente vídeos com depoimentos de mulheres negras sobre o dia 25 de julho, que também é Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei nº 12.987/2014. Nomes como Zezé Motta, Helena Theodoro, Sandra de Sá e Flávia Oliveira, falarão sobre a importância da luta das mulheres negras em seus diferentes territórios e ocupações.

Pensando nisso, o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), realiza a 1ª Semana Tereza de Benguela, com publicações diárias, live sobre “O racismo no sistema judiciário” e Live poética com o Coletivo Cortando silêncios.

O Museu do Amanhã, no dia 22, realiza um bate-papo no canal do Youtube, sobre “Evidências das culturas negras: interseccionalidade, metodologia e prática”,  com a antropóloga Sonia Santos , e a historiadora e educadora popular, Valdecir Nascimento.

No Instagram, o centro Coreográfico da Cidade terá lives sobre ” O mercado de trabalho para profissionais pretos na dança”,   “A representatividade da porta-bandeira” e  “Dança e Educação Antirracista”.

Secretaria Municipal de Cultura: @cultura_rio

21/07: Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB) – @muhcab.rio
“O racismo no sistema judiciário Brasileiro” – 20h
Live com Nane Carvalho, ativista social e Kamilla Mello, fundadora e vice-presidente da Lajumg (Liga Acadêmica Jurídica de Minas Gerais)