Prefeitura divulga resultados de testes rápidos feito em mais de 3 mil profissionais da Educação e anuncia reabertura de 168 refeitórios de escolas municipais

Publicado em 27/07/2020 - 20:19 | Atualizado em 27/07/2020 - 20:51
O prefeito apresentou os resultados dos testes realizados nos profissionais que atuam como merendeiras, manipuladores de alimentos e em outras funções. Crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella anunciou nesta segunda-feira (27/07) que os refeitórios de 168 escolas, em áreas de maior vulnerabilidade social, serão reabertos para alimentação das crianças. Isso será possível com a volta de pelo menos 228 merendeiras que estão imunizadas contra a Covid-19, como apontaram os testes realizados nos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Serão beneficiados pelo menos 20 mil alunos. Os refeitórios ficarão abertos de segunda a sábado.

O prefeito apresentou os resultados dos testes realizados nesses profissionais, que atuam como merendeiras, manipuladores de alimentos e em outras funções nas escolas da rede pública da cidade. De forma voluntária, 3.188 pessoas foram testadas nas dez Coordenadorias Regionais de Educação, sendo 1.858 merendeiras, 989 manipuladores de alimentos e 341 de outras categorias. Destas, 228 testaram positivo, ou seja, já contraíram a doença, o que representa 7,2% do total aplicado.

– Já foram distribuídas pela Prefeitura mais de 300 mil cestas básicas. Mas o que a gente está notando é que essa cesta básica acaba sendo dividida com a família, porque há muito desemprego em casa. Então, é preciso garantir o café da manhã e o almoço exclusivos para a criança, dentro daquela dieta a que ela estava acostumada. E há coisas que a cesta básica não pode ter, porque estragam. Não pode ter bife, peixe, iogurte, que as crianças tinham na escola. Então, voltar os refeitórios para quem precisa é muito importante – afirmou Crivella, acrescentando que as merendeiras imunizadas começarão a ser chamadas esta semana.

Quando os testes foram realizados?

Os testes foram aplicados durante oito dias, entre 13 e 23 de julho, e servirão como referência para a reabertura dos refeitórios das escolas. Esses testes, disse o prefeito, serão refeitos daqui a 30 dias no mesmo grupo.

Quantas pessoas no total a Prefeitura do Rio já testou?

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 39.319 exames em pacientes, com coleta de material analisado pelo laboratório central do Estado, além de outros 15.036 testes rápidos nos centros de testagens da rede. Também foram aplicados 6.400 testes em pesquisa epidemiológica feita em parceria com o Ibope, em cinco comunidades/regiões da cidade, como o Complexo da Maré, Rocinha, Cidade de Deus, Rio das Pedras e Realengo. Em outra ação, a SMS testou 3.410 taxistas cadastrados no aplicativo Táxi.Rio, escolhidos pelo critério de maior número de corridas realizadas durante os meses de restrição social.

Link para fotos: https://www.flickr.com/gp/ascom_prefeiturario/4r7932
Créditos: Mariana Godois/Prefeitura do Rio