Prefeitura divulga informe das ações do município sobre deslizamento na Mangueira

Publicado em 07/08/2020 - 17:52 | Atualizado em 07/08/2020 - 18:33
Equipes da Prefeitura afuam na Mangueira para socorrer vitimas de deslizamento. Foto: Nucleo de Imagens da Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações (COR), acionou equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Geo-Rio, Comlurb e Guarda Municipal por volta das 4h20 desta sexta-feira (07/08) para a localidade na Mangueira onde ocorreu o deslizamento de terra.  Seguem as ações dos órgãos municipais:

O local do deslizamento. Prefeitura começou a atuar já na madrugada de 07/08. Foto: Núcleo de Imagens da Prefeitura

DEFESA CIVIL

Dos 12 imóveis  vistoriados, cinco permanecem interditados preventivamente até que seja concluída a análise da Geo-Rio sobre a encosta. Destes cinco, apenas dois estavam ocupados e os moradores foram encaminhados à assistência social. Já na residência onde uma família ficou impossibilitada de sair, visto que teve o acesso bloqueado pelo material que deslizou, todos estão bem, não passaram por situação de risco (por isso, não houve necessidade de resgate) e não precisarão desocupar o imóvel, que foi desobstruído por volta das 14h30. A Defesa Civil municipal deu toda a assistência necessária para a família enquanto as equipes da Prefeitura retiraram o material. Equipes de resgate dos Bombeiros e até um enfermeiro ficaram no suporte caso fosse necessário

COR

O Centro de Operações fez um sobrevoo de drone no local do deslizamento. As imagens serão importantes para que os órgãos do município possam avaliar os estragos, se há outros riscos de deslizamento em terrenos próximos e o que pode ser feito para melhorar as estruturas da região.

GEO-RIO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação – por meio da Geo-Rio – segue no local com três equipes atuando desde as primeiras horas desta sexta-feira.

Os técnicos da Fundação estão concluindo o trabalho de vistoria no entorno do local do acidente, para verificar se há outros pontos de infiltração;  preparando e laudo e realizando as ações imediatas necessárias para redução de possíveis riscos. Também já foi iniciado do trabalho de  elaboração do projeto para as intervenções necessárias.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A equipe da SMASDH prestou atendimento às famílias que foram afetadas pelo deslizamento. Quatro famílias estão desalojadas, mas sem necessidade de abrigamento. O incidente atingiu 19 adultos e 5 crianças.

Na parte de baixo foram desocupadas 7 casas, que computam 15 famílias com 28 pessoas.

As famílias desalojadas foram para casa de parentes. A SMASDH está em articulação com a Associação de Moradores e com vizinhos das famílias desalojadas para ajudar na comunicação com os atingidos para que compareçam no CRAS Adalberto Ismael de Souza para o atendimento.

COMLURB

As equipes da Comlurb seguem atuando na retirada de lama e entulho na área em que houve o deslizamento. A remoção mecanizada conta com cinco caminhões basculantes e uma pá carregadeira, e já foram removidas 45 toneladas de resíduos. A Companhia atuou com oito garis pela manhã e conta com cinco no turno da tarde. Foi realizado ainda o corte de uma árvore que desceu da encosta. A coleta de lixo na comunidade é feita diariamente, e na parte baixa às terças, quintas e sábados. Frequentemente é realizada limpeza nas encostas onde o lixo é disposto de forma irregular, a última foi finalizada no dia 29. Atuam na Mangueira, regularmente, 32 trabalhadores comunitários e 16 garis da Comlurb, sendo quatro na coleta, quatro nos postos de coleta de resíduos, quatro na varrição,  dois na remoção mecanizada e dois na remoção manual de resíduos.

GUARDA MUNICIPAL

Equipes do Grupamento Especial de Trânsito (GET)  e da 8ª Inspetoria (Tijuca) atuam na região da Mangueira, Zona Norte, onde ocorreu um deslizamento de terra. O trabalho conta com quatro guardas municipais auxiliando o trânsito para facilitar a operação dos agentes da Defesa Civil do Município e do Corpo de Bombeiros.

Fotos sobrevoo do drone/COR

Imagens: https://flic.kr/s/aHsmPT8SdW

Fotos das equipes no local

Vídeo do Secretário Municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca