Prefeitura concede Habite-se para as Arenas 1, 2 e 3 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Publicado em 12/02/2020 - 15:13 | Atualizado
O ônibus-biblioteca vai estacionar na Barra da Tijuca para promover o acesso à leitura. Foto de arquivo

A Prefeitura concedeu o Habite-se para as Arenas 1, 2 e 3 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, após trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, em parceria com a Subsecretaria do Legado Olímpico e a Procuradoria Administrativa do Município (PADM) . O Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Rio (Jeunesse) já tinham o documento que comprova que os respectivos  equipamentos seguem todas as normas exigidas pelas autoridades.

Somente o  Velódromo necessita ainda de obras, que não foram finalizadas à época dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As obras  já estão licitadas e, assim que ficarem prontas e  todas as exigências forem cumpridas,  o Habite -se será concedido também para a pista de ciclismo.

O impasse a respeito dos equipamentos que fazem parte do Parque Olímpico começou no último dia 15 de janeiro, quando o juiz Eugênio Rosa de Araújo,  da 17ª Vara Federal, determinou a paralisação das atividades nestes locais por falta de Habite-se. A Prefeitura  acatou a decisão judicial e fechou as instalações, que só foram reabertas no dia 28 de janeiro, quando o desembargador Sergio Schwaitzer, da 7ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), suspendeu a interdição nas arenas para a realização de eventos e também para a utilização pública, após analisar os recursos impetrados pela Prefeitura (Arena 3) e pelo governo federal (Arenas 1 e 2).

A Arena 3 segue todas as normas exigidas pelas autoridades – Alexandre Vidal – Prefeitura do Rio