Prefeitura celebra dia da África em live com representante do Rei de Ifè

Publicado em 22/05/2020 - 17:55 | Atualizado em 22/05/2020 - 20:30
Exposição o Olhar Delas, no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira. Dia do continente africano será celebrado na próxima segunda-feira, 25/05. Foto: Nana TavaresExposição o Olhar Delas, no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira. Dia do continente africano será celebrado na próxima segunda-feira, 25/05. Foto: Nana Tavares
A Prefeitura da cidade do Rio, por meio da Secretaria de Cultura, realiza na próxima segunda-feira,25/05, celebração ao Dia do continente africano, com uma live junto ao representante do Ooni Ifè, a maior autoridade do povo iorubá, que visitou o Brasil pela primeira vez em 2018, com o propósito de reaproximar os afrodescendentes de suas raizes africanas. A live será às 19h, no Instagram do Museu.

O encontro também irá reunir Ajoyemi Osunleye, representante do rei de Ifé no Brasil; Carlos Janan, coordenador de Fomento da Secretaria de Cultura e Sérgio Noronha, coordenador da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-RJ).

– O povo negro foi retirado da forma mais violenta e vil que se tem História. Nossos antepassados vieram nas condições mais indignas, sob total violência e desumanidade. Tudo em relação ao Continente e aos Povos Africanos merece um olhar profundo e carinho, o que as sociedades principalmente de países Americanos e Europeus, que receberam muitas pessoas escravizadas vindas do Continente Africano, nunca tiveram. Essa é uma das contas perversas da Escravidão, uma forma de racismo. A negação de uma Cultura vital pra toda história da humanidade. Então , celebrarmos e realizarmos ações no dia que celebra os povos e o continente Africano é uma forma de dar a acolhida e a visibilidade positiva que toda essa cultura merece! – afirmou Rodrigo Nascimento , presidente do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, que é o anfitrião dessa roda de conversa.

– Esses intercâmbios e parcerias são importantes. Mostrar de onde viemos, quem são nossos ancestrais e qual a importância deles na formação da civilização humana, tudo isso não lemos nos livros de história, chegou a hora de nós mesmos contarmos nossa história! – afirmou Sérgio Noronha.

Data: Segunda-feira, 25/05
Local: Instaram Museu @muhcab.rio