Prefeitura apreende mais de 1,8 mil itens de ambulantes em Madureira

Publicado em 21/05/2020 - 17:52 | Atualizado
Ação integrada em Madureira apreende mais de 1,8 mil itens de comércio irregular. Foto: Divulgação/Seop

A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Ordem Pública (Seop) e Fazenda, apreendeu, nesta quinta-feira, dia 21/05, 1.840 produtos irregulares com ambulantes em Madureira, na Zona Norte. Entre as apreensões, estão 1.410 maços de cigarro, 317 mídias piratas e 113 bebidas diversas (33 alcoólicas). Ao todo, 27 ambulantes foram orientados a encerrarem suas atividades. A operação também resultou em 27 lojas fiscalizadas, todas autorizadas a funcionar de acordo com o decreto, porém algumas tiveram que retirar mercadorias expostas indevidamente nas calçadas, liberando a passagem para pedestres e reduzindo riscos de aglomeração.

No roteiro dos agentes municipais – as ruas Domingos Lopes e Carvalho de Sousa, Viaduto Negrão de Lima, Estrada do Portela e Passarela de Magno –, a maioria dos estabelecimentos (112) estavam fechados. A Comlurb recolheu ainda 1,1 tonelada de resíduos sólidos (como caixotes, tábuas e lonas) das ruas. Coordenada pela Seop, a ação conjunta fiscalizou o comércio (tanto ambulante quanto lojista) em diversas vias do bairro para coibir o descumprimento do decreto municipal de combate ao novo coronavírus.

Acumulado – Em dois meses de ações diárias em toda a cidade (18 de março a 18 de maio), a Seop registrou 16.264 estabelecimentos fiscalizados, registrando 11.553 pontos comerciais fechados.

Órgãos – A força-tarefa contou com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; e Comlurb.