Prefeitura altera horários do transporte gratuito para servidores essenciais no combate à Covid-19

Publicado em 15/05/2020 - 16:22 | Atualizado
Profissionais da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal solicitaram ajustes para transporte alcançar mais pessoas. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioProfissionais da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal solicitaram ajustes para transporte alcançar mais pessoas. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, altera, a partir da segunda-feira, 18/05, os horários do transporte gratuito disponibilizado para os servidores considerados essenciais para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). As mudanças ocorrem a pedido dos profissionais da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal, que solicitaram ajustes com o objetivo do sistema de transporte alcançar mais pessoas, que utilizam os veículos de casa para o trabalho e vice-versa. As novidades abrangem os coletivos que partem, a partir das 6h05 da manhã, dos municípios da Baixada Fluminense – tabela completa dos novos horários segue abaixo. O sistema de veículos que atende aos profissionais de saúde do Hospital de Campanha do Riocentro permanece sem alteração.

Estes coletivos são da frota dos Ônibus da Liberdade, utilizados para levar os alunos às unidades escolares regularmente, mas que estão disponíveis por conta da suspensão das aulas em função da pandemia do novo coronavírus. Desde abril, os coletivos estão sendo utilizados para facilitar o deslocamento e transportar gratuitamente os servidores da Prefeitura para o trabalho. Os veículos com destino ao Terminal Alvorada passaram a circular pelo Riocentro a desde a última sexta-feira, 1/5, para levar os profissionais que atendem no Hospital de Campanha do município.

A ação é realizada sem custos adicionais para a Prefeitura. Para acessar o transporte, que é feito por 38 ônibus nos turnos da manhã e da noite, os profissionais precisam apresentar, na entrada dos veículos, o crachá, contracheque ou qualquer outra identificação funcional. Os motoristas não estão autorizados a parar em locais que não foram definidos previamente no trajeto inicial e final.

Confira abaixo o esquema de transporte

Hospital Municipal de Campanha do Riocentro

Rota Pontos de saída (ida) Horário de Ida Destino Horário de Volta Pontos de saída (volta)
Hospital de Campanha

Riocentro

06:00 Portão 01 C e H do Riocentro 18:00

06:30 Portão 01 C e H do Riocentro 18:30

Portão 01 C e H do Riocentro 19:00

Portão 01 C e H do Riocentro 19:30

Portão 01 C e H do Riocentro 20:00

Portão 01 C e H do Riocentro 20:30

Portão 01 C e H do Riocentro 21:00

Sábado e domingo

Nos fins de semana, a frota funcionará em caráter excepcional. Será disponibilizado um ônibus para atender aos funcionários, com uma viagem de ida e outra de volta, nos seguintes pontos:

• Itaguaí – Saída às 6h30, do Terminal Rodoviário com destino ao Terminal Alvorada. Retorno às 17h10.
  • Seropédica – Saída às 6h30, do Terminal Rodoviário com destino à Central do Brasil, Av. Presidente Vargas. Retorno às 17h10.
  • São Gonçalo – Saída às 6h30, do Terminal Rodoviário com destino à Central do Brasil, Av. Presidente Vargas. Retorno às 17h10.
  • Niterói – Saída às 6h30, do Terminal Rodoviário com destino à Central do Brasil, Av. Presidente Vargas. Retorno às 17h10.
  • Batalhão da Guarda Municipal – Saída às 5h30, do Terminal Rodoviário de Itaguaí e do Terminal Rodoviário de São Gonçalo, com destino ao Quartel da Guarda Municipal. Retorno para os dois municípios às 20h.

Confira abaixo o esquema de transporte

Itaguaí Terminal Rodoviário de Itaguaí

Terminal Alvorada via Sta. Cruz

Terminal Rodoviário Alvorada, Plataforma C