Mutirão de zeladoria e serviços de órgãos municipais beneficia comunidade em Bangu

Publicado em 12/02/2020 - 13:11 | Atualizado
Serviços da Prefeitura beneficiam comunidade de Catiri, em Bangu. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou na manhã desta quarta-feira (12/02) o início de um mutirão de órgãos municipais na comunidade de Catiri, em Bangu, Zona Oeste. As ações, que se prolongarão até sábado (15/02), incluem a 53ª edição do Cuidar da Cidade e o Gabinete Itinerante, com uma série de serviços oferecidos à população.

– Estamos aqui vendo as demandas desta comunidade e vamos ficar aqui até sábado, porque vamos arrumar as praças, podar as árvores, limpar todos os bueiros, tapar todos os buracos no asfalto. Vamos fazer tudo que as pessoas estavam pedindo no  1746 – afirmou Crivella, referindo-se à central de atendimento da Prefeitura que recebe as demandas por serviços municipais.

Qual a importância do Cuidar da Cidade?

Nesta edição do Cuidar da Cidade foram programadas inicialmente ações para atender 392 demandas. As mais solicitadas são iluminação pública (81), drenagem (79) e pavimentação (72). Mas a Prefeitura faz sempre muito mais do que o previsto. E nisso está o ponto principal do programa: levar um mutirão de serviços para responder a necessidades mais urgentes dos moradores no dia a dia do bairro ou da região onde vivem.

Pode de árvores é um dos serviços do Cuidar da Cidade. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O que é o Gabinete Itinerante?

Além do Cuidar da Cidade, a Prefeitura montou a estrutura do Gabinete Itinerante na Escola Municipal Maria Quitéria, na Rua Nova Prata. Os moradores de Catiri tiveram acesso a uma série de serviços oferecidos por diversos órgãos municipais, incluindo: vacinação contra sarampo e arboviroses; consulta a boletim escolar e matrícula on-line; retirada de cartão do idoso para estacionamento; agendamento para entrevistas de empregos e para castração de cães e gatos.

Agendamento para entrevistas de emprego foi oferecido pelo Gabinete Itinerante. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Moradores que solicitaram serviços elogiam resposta rápida

Moradora da comunidade, Elisabete Pacheco de Sousa, de 45 anos, aproveitou o Gabinete Itinerante para inscrever sua filha PCD (Pessoa com Deficiência), de 27 anos, no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). Também agendou a castração de seus dois cachorros em uma unidade da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) em Santa Cruz.

– Gostei muito e fui logo atendida. É importante a gente ter esses serviços no Catiri. Aqui é um lugar que sempre foi muito esquecido – agradeceu Elisabete.

Líder comunitária local, Janaína Nunes Moreira, de 45 anos, disse que semana passada foi feita a solicitação de serviços à Prefeitura. Ele ficou surpresa com a pronta resposta:

– Nosso bairro é muito carente, e os moradores estão muito felizes. Eu, como líder comunitária, agradeço ao prefeito. Ele atendeu a nossa solicitação e abraçou nossa comunidade de forma muito rápida – afirmou Janaína.

Quem participa e o que é feito?

Participam do mutirão Comlurb, Rioluz, CET-Rio, Guarda Municipal, Fundação Parques e Jardins e Vigilância Sanitária, entre outros órgãos, além de secretarias municipais como as de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Saúde e Educação. Os servidores consertam calçadas, fazem manutenção de praças, melhoram o asfalto, pintam nova sinalização no chão e recolocam placas, além de limpeza de ralos e desobstrução de galerias pluviais. Tudo em atendimento a pedidos da população, numa forma de tornar a Prefeitura mais próxima do cidadão e mais ágil na resposta a demandas.

Quais bairros alcançados e quantas ações realizadas?

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro de 2019, diversas áreas em dezenas de bairros já foram beneficiadas por mais de 30 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza os órgãos municipais em torno de uma determinada localidade.