Município estende Rio+Seguro à Zona Oeste com câmeras de reconhecimento facial

Publicado em 22/01/2020 - 14:04 | Atualizado em 22/01/2020 - 16:26
Agentes exibem as microcâmeras que serão usadas nas ações. Foto: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta quarta-feira (22/01), na Freguesia, o Rio+Seguro Jacarepaguá, que nesta fase traz como destaque o uso de uma nova tecnologia de patrulhamento: câmeras individuais instaladas no uniforme de agentes para monitoramento das ações policiais, e reconhecimento facial e de placas de automóveis. A partir de um convênio que será assinado em breve, essas imagens, captadas em tempo real, serão cedidas ao Ministério da Justiça, auxiliando a identificação não somente de veículos roubados, mas também de bandidos foragidos, com mandado de prisão.

Com mais viaturas nas ruas, o programa vai ajudar o 18º BPM (Jacarepaguá) a reduzir crimes como assaltos e homicídios. Foto: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

O convênio ainda vai demorar a ser assinado?

Não. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, o convênio com o Ministério da Justiça deve ser assinado já no início de fevereiro.

– O governo federal vem buscando essa interligação, esse compartilhamento de imagens, de maneira que os bancos de dados possam fazer com que os bandidos não tenham mais para onde correr. Esse é o grande papel desse convênio – assegurou Gutemberg, lembrando que as imagens captadas pelas microcâmeras representam mais segurança não só para a população, mas também para os próprios policiais. – Esses procedimentos poderão livrar também agentes de várias acusações que, muitas vezes, não procedem.

As câmeras serão equipadas com sistemas de georrefenciamento e de comunicação. Após concluir a expansão, a Seop prevê empregar o mesmo modelo nas sete regiões da Zona Oeste. Ao todo, um efetivo de 840 agentes em turnos, com uma média de 280 por dia. A estimativa de investimento total é de R$ 3,8 milhões, custeados pelo Fundo Especial de Ordem Pública (Feop).

Ao todo, um efetivo de 840 agentes em turnos, com uma média de 280 por dia, vão atuar na Zona Oeste. Foto: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio

Bom funcionamento

– Estamos aqui hoje celebrando uma expansão do que já deu certo em Copacabana – disse o prefeito, ao anunciar a expansão do Rio+Seguro para a Zona Oeste, diante de uma plateia de cerca de 300 convidados, no Shopping Rio Office & Mall. – A prefeitura está presente com os guardas, os PMs, de motocicleta, tapando buraco, consertando calçada, podando árvore, trocando lâmpada e acolhendo a população de rua para os abrigos.

Para o comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), tenente-coronel Roberto Dantas, a parceria oferecida pelo município é de “extrema importância” para uma região com mais de um milhão de habitantes.

– Vamos aumentar consideravelmente o número de agentes públicos nas ruas, para bater metas na redução de todos os tipos de crimes – justificou Dantas.

Moradores aprovam

– Essa junção de forças é a solução para o combate mais forte à criminalidade – disse o churrasqueiro Paulo Ricardo Cavaco, de 58 anos.

O projeto envolve outras parcerias?

Sim. O programa ainda conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá e do Rio Office Mall, que auxiliarão na estrutura e manutenção de apoio.

Estrutura

O núcleo da Freguesia terá 60 agentes por dia (entre guardas e policiais militares), base operacional (sala cedida pelo shopping), quatro viaturas e duas motocicletas.

A tecnologia

A tecnologia, adotada experimentalmente, é usada por forças de segurança em diversas partes do mundo. O objetivo da Seop é adotar, gradativamente, as câmeras em todos os núcleos do Rio+Seguro. As microcâmeras servirão para dar mais transparência às ações e segurança aos próprios policiais, que terão acesso ao conteúdo das gravações, mas sem a possibilidade de editar ou apagar as imagens.

Reforço

Ao contrário do modelo atual, com a adesão de PMs na ativa contratados no período de folga, o Rio+Seguro Jacarepaguá e o Rio+Seguro Campo Grande devem contar ainda com bombeiros e policiais militares e civis aposentados e da reserva.

Histórico

O Rio+Seguro foi lançado pelo prefeito Marcelo Crivella em 3 de dezembro de 2017, nos bairros de Copacabana e Leme. No total, conta com 420 agentes (entre guardas municipais e policiais militares). Até o fim de abril, outras seis regiões – Anil, Taquara, Pechincha, Tanque e Praça Seca, além do centro de Campo Grande – serão beneficiadas.

Números

Em dois anos, o Rio+Seguro registrou 987 prisões e 526 apreensões de crianças e adolescentes em flagrante em Copacabana e no Leme. Já o número de foragidos da Justiça capturados chegou a 200 nesta semana. Além disso, foram 9.482 ocorrências da Guarda Municipal e ações conjuntas com foco no ordenamento. Também foram apreendidos 11.998 produtos piratas, 383 facas e 38 aparelhos de clonagem de cartão; doadas a instituições de caridade mais de nove toneladas de frutas apreendidas do comércio irregular; e realizados 11.812 atendimentos à população em situação de rua, com 1.060 acolhimentos.