Idosos contratados por intermédio da Prefeitura recebem material para trabalhar no Carnaval

Publicado em 03/02/2020 - 13:46 | Atualizado em 03/02/2020 - 13:50
Ex-vendedor de uma loja de pneus, Cláudio Diniz, de 70 anos: "Me sinto útil novamente". Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

O secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel, e o presidente da Riotur, Marcelo Alves, entregaram nesta segunda-feira (03/2), no Palácio da Cidade, o material (caixa térmica de isopor, colete, boné e guarda-sol) e credenciais para os últimos 70 ambulantes – boa parte deles, idosos – que vão trabalhar no Carnaval. Foram abertas 750 vagas para pessoas com 60 anos ou mais. Os demais já receberam o mesmo kit.

Os 750 idosos estão entre os 10 mil vendedores sem pontos fixos que atuarão no Carnaval, através da empresa Dream Factory, que venceu a concorrência e está encarregada das contratações. A empresa Apresenta Rio ajudou nas negociações entre o Governo Municipal e a Dream Factory para a criação de vagas para idoso.

O material que os idosos vão usar nos blocos foi distribuído para 70 ambulantes nesta segunda-feira. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Os idosos vão trabalhar durante a passagem dos blocos de rua

Felipe Michel destacou que a experiência de trabalho dos contratados foi levada em consideração pelas empresas.

– É um grupo com experiência, disciplina, cheio de energia e vontade de trabalhar. As empresas têm que aproveitar esta chance e contratá-los – disse Felipe Michel.

“Vocês são mais que vendedores, são bons anfitriões”

Marcelo Alves também exaltou a atuação dos idosos

– Vocês são mais que vendedores, são bons anfitriões. E vão contribuir para uma boa prestação de serviço aos turistas. O Rio é a única cidade do mundo com capacidade de organizar um evento para 7 milhões de pessoas. E vocês fazem parte dessa organização – comentou Alves.

Idosos comemoram a oportunidade

O grupo contratado poderá atuar somente nos blocos, da concentração à dispersão, até o dia 1º de março. Eles próprios comprarão os produtos que venderão e o gelo.

Ex-vendedor de uma loja de pneus, Cláudio Diniz, de 70 anos, voltará a trabalhar pela primeira vez após mais de duas décadas.

– Velho parado é sinônimo de vários tipos de doenças, principalmente a depressão. Voltar a uma atividade de trabalho é uma alegria. Até que enfim, uma administração vem lembrando da gente. Eu me sinto útil novamente – comemorou Cláudio, morador de Irajá, na Zona Norte.

Vanda Gonçalves, de 75 anos, lembrou que os idosos podem atuar até como guias turísticos. “Conhecemos a cidade com a palma da mão”. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

– Conhecemos a cidade toda, como a palma da mão, somos responsáveis e com disposição semelhante à dos jovens para trabalhar – comentou Vanda, que mora em Madureira.

Quais as regras que os vendedores precisam obedecer?

Para atuar nos blocos, os ambulantes terão que obedecer a várias regras, entre elas: não usar garrafas de vidro; não permanecer em pontos fixos; não vender, emprestar ou alugar os kits de trabalho e não comercializar seus produtos fora dos blocos.