Guarda Municipal homenageia servidores e entrega nova carteira de identidade funcional

Publicado em 14/10/2020 - 12:09 | Atualizado em 14/10/2020 - 14:13
Guardas municipais fazem hasteamento da nova bandeira da corporação. Foto: Robert Gomes / Prefeitura do Rio

A sede da Guarda Municipal foi palco nesta quarta-feira, 14/10, da cerimônia em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, ocorrido no último dia 10 de outubro. O evento foi marcado pela entrega das novas carteiras de identidades funcionais e pelo hasteamento da nova bandeira da GM-Rio e apresentação do novo uniforme, ambos na cor azul marinho.

Com as presenças do inspetor geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares, do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Marcelo Lage, do coordenador da Subsecretaria de Operações da Seop, Luiz Cláudio, e da assessora especial da Seop, Maria Luiza, os servidores presenciaram o hasteamento da bandeira pela Guarda de Honra  do cerimonial, ao som do hino nacional, executado pela Banda Sinfônica da GM-Rio.

Hasteamento da nova bandeira da Guarda Municipal. Foto: Robert Gomes / Prefeitura do Rio

O primeiro servidor a receber a nova carteira de identidade funcional das mãos do comandante José Ricardo Soares foi o guarda Luiz Carlos da Cunha, do Grupamento de Ronda Escolar (GRE). Ao todo, 36 servidores receberam, em caráter simbólico, representando o efetivo da Guarda Municipal, a nova documentação durante a cerimônia.

Em discurso para as autoridades e guardas municipais, o inspetor geral José Ricardo Soares ressaltou a importância e a dedicação dos servidores durante a pandemia, as ações de fiscalização sanitária, além dos desafios enfrentados durante a sua gestão.

– Eu sou um privilegiado por ter heróis sob o meu comando que estão trabalhando incansavelmente nesta cidade durante a pandemia. Não podemos nos esquecer dos guardas que, infelizmente, perderam as suas vidas lutando contra a Covid-19. Desde abril, quando assumi o comando da Guarda Municipal, trabalho com muito entusiasmo e sorriso no rosto, mesmo nas ocasiões de dificuldade. Neste período realizamos importantes acordos e convênios com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, que vão nos beneficiar com treinamentos específicos, equipamentos e tecnologia, fundamentais para as atuais e futuras ações nesta cidade – ressaltou o inspetor geral.

O chefe de gabinete da Seop, Marcelo Lage, representando o Secretário de Ordem Pública, Alessandro Pitombeira Carracena, também discursou exaltando os servidores da Guarda Municipal e o atual comandante da instituição.

– A tropa da Guarda Municipal é o espelho do seu comandante. E, neste quesito, fico feliz de poder trabalhar com o comandante José Ricardo Soares, que trouxe muitas mudanças positivas para a instituição, hoje, vista no cenário nacional como uma das maiores Guardas do país – finalizou Marcelo Lage.

• 14 de outubro de 2020