Fim de semana terá operação especial de trânsito para desfiles de blocos e das escolas campeãs do carnaval

Publicado em 27/02/2020 - 17:54 | Atualizado em 27/02/2020 - 18:00
Integrante da Viradouro, escola campeã do carnaval 2020Integrante da Viradouro, escola campeã do carnaval 2020. Foto: Dhavid Normando / Riotur / Prefeitura do Rio

A operação especial de trânsito para o fim de semana (dias 29/02 e 01/03) começa no primeiro minuto deste sábado, com o fechamento de vias no Centro do Rio. As alterações são necessárias para o deslocamento de carros alegóricos em direção ao Sambódromo, que participarão do Desfile das Campeãs.

Além disso, dois megablocos ocuparão a Avenida Antônio Carlos, também no Centro: o Bloco da Anitta (sábado, 29) e o Monobloco (domingo, 01).  Outros cerca de 35 desfiles vão ocorrer no fim de semana, em diversas regiões da cidade.

Para minimizar os impactos no trânsito, a CET-Rio atuará com 240 pessoas por dia – entre controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego – e com apoio de 42 veículos operacionais e 46 motocicletas. As equipes trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar os pedestres, coibir o estacionamento irregular e executar bloqueios.

Além disso, 20 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação de sinais, caso seja necessário.  Serão utilizados ainda 21 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Dinâmica geral da operação de trânsito

As interdições de trânsito serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões.  A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.

Megablocos no centro

Dois megablocos acontecem na Avenida Presidente Antônio Carlos durante o carnaval:

• Bloco da Anitta, no sábado (29/02)
  • Monobloco, no domingo (01/03)

As concentrações estão previstas para as 7h, na Avenida Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile do Bloco da Anitta será às 8h, e, do Monobloco, às 9h. Eles seguirão pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, ambos com término previsto para as 12h.

A partir das 5h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul terão que desviar pelo Túnel Marcello Alencar para acessar a Avenida Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Avenida Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e na Zona Norte.

Haverá interdição da pista lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária e suspensão do estacionamento de suporte da Saara, na Presidente Vargas.

Recomendações importantes

• Sempre que possível, evitar circular de carro e priorizar o transporte público (metrô, trens , barcas, BRT e VLT)
  • Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários de interdições.
  • Pedestres devem atentar para as travessias. Para sua segurança, atravessar nas faixas e em locais com sinais de trânsito.
  • Quem for para o Aeroporto Santos Dumont deve se programar para chegar com antecedência.