Equipe visita obras na Escola Cívico Militar, que será inaugurada no fim do mês

Publicado em 06/03/2020 - 19:23 | Atualizado em 06/03/2020 - 19:23
A inauguração da Escola Municipal Cívico Militar está prevista para o dia 27 de março. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do RioA inauguração da Escola Municipal Cívico Militar está prevista para o dia 27 de março. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, visitou nesta sexta-feira (06/03) as obras de construção da primeira Escola Municipal Cívico Militar do Rio de Janeiro, no Rocha. Localizada no bairro do Rocha, na Zona Norte da cidade, a unidade vai operar em turno único, com capacidade para 560 alunos do Ensino Fundamental. O investimento total no projeto é de R$ 20,2 milhões. O novo equipamento de ensino está com 85% das obras prontas, com inauguração prevista para o dia 27 deste mês.

– A construção da escola está caminhando bem. Na parte pedagógica, já está tudo legal. Os professores já estão selecionados, aguardando só a finalização das obras. No final do mês vamos estar aqui de volta para inaugurar – disse o prefeito.

Estrutura de ponta

A unidade tem três andares, com 24 salas – 16 de aulas. As demais são adaptadas para alunos com necessidades especiais; salas inteligentes (interativas, de multimídia e robótica); de laboratórios de Ciências, de Línguas Estrangeiras e de Música, além de outras destinadas a habilidades individuais e coletivas, e de leitura. A escola terá ainda uma quadra poliesportiva coberta.

Os alunos serão divididos em 16 turmas, sendo quatro do 6º ano, quatro do 7º, quatro do 8º e quatro do 9º. Eles terão direito a três refeições por dia, com desjejum, almoço e lanche.

Vinculados à matriz curricular das disciplinas comuns, os alunos terão aulas de Artes Cênicas, participarão de projetos esportivos, curso de robótica, e estudo dirigido e tutoria. Entre as atividades complementares estão o Polo Orquestra Carioca, aulas de tiro com arco e Academia de Lutas.

Centro Municipal de Saúde (CMS) Hamilton Land, na Cidade de Deus

Após a visita à Escola Cívico Militar, o prefeito vistoriou as obras de reforma do Centro Municipal de Saúde (CMS) Hamilton Land, localizado na Avenida Edgard Werneck. A unidade atende a uma população de cerca de 60 mil pessoas da Cidade de Deus e arredores, incluindo Morro do Banco e Jacarepaguá.

– É impressionante como esse posto de saúde presta serviço à população da Cidade de Deus e adjacências. São milhares de atendimentos. Daqui a 30 dias a gente volta aqui para inaugurar e entregar à população mais um posto reformado, com muito mais conforto – falou o prefeito.

Centro Municipal de Saúde Hamilton Land passa por reforma completa. Fotos: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Importância da unidade para a Cidade de Deus

O CMS realiza, em média, 10 mil procedimentos mensais, como consultas, exames e vacinação, e conta com duas equipes de Saúde da Família que dão cobertura para 8.500 moradores. Inaugurado em março de 1979, tem 60 profissionais e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

As obras, orçadas em R$ 530 mil, foram licitadas e estão sob a responsabilidade da Rio Urbe. A reforma inclui pintura, troca de portas, conserto do telhado, reforma do consultório dentário e renovação das instalações elétricas.