Clínica da família inaugurada na região da Praça Seca, em Jacarepaguá, vai beneficiar 15 mil pessoas

Publicado em 26/06/2020 - 11:39 | Atualizado em 29/06/2020 - 18:44
A entrada da Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva, no Campinho. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta sexta-feira, 26/06, a Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva, no Campinho, região da Praça Seca, na Zona Oeste. A nova unidade vai beneficiar mais de 15 mil pessoas dos Morros do Luiz Beltrão, Coqueiro, Silveira e da comunidade Vila Presidencial Quiririm, no entorno. A estimativa é de que sejam realizadas, em média, 1.600 consultas médicas mensais, além de procedimentos como exames de raios-x, ultrassonografia e vacinação. Serão quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família em ação. Os equipamentos são novos, comprados pela Prefeitura no ano passado para modernizar o parque tecnológico da rede municipal.

– Ano passado a gente não imaginava que haveria a pandemia do coronavirus, e compramos equipamentos que estão sendo tão importantes agora para salvar vidas. Domingo chegam mais 200 respiradores e 200 monitores. Essa é uma conquista do povo carioca, assim como a inauguração desta clínica, que vai acolher milhares de pessoas e proporcionar saúde a elas – afirmou Crivella, ao lado da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e de familiares do advogado Mário Pires da Silva, já falecido, que dá nome ao espaço.

A clínica de família, localizada na Praça Marcia Mendes, sem número, no Campinho, é a 11ª inaugurada nesta gestão. A população terá no local dez consultórios para atendimentos médicos e de enfermagem e serviços como acompanhamento pré-natal e teste do pezinho. Serão oferecidos também vacinação em crianças, adultos e idosos; curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde e atendimentos de saúde bucal.

A obra foi realizada pela RioUrbe, com investimento de R$ 4,9 milhões. Com a inauguração da nova clínica da família, a cidade conta agora com 235 unidades de Atenção Primária.

Equipe e horário de funcionamento

Os 30 profissionais vão trabalhar de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, oficial de farmácia e pessoal administrativo.

A farmácia abastecida da Clínica da Família Dr. Mario Pires da Silva, no Campinho. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Saúde da mulher e da criança

A clínica também está preparada para oferecer atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com equipe multidisciplinar. Quatro dos consultórios serão temáticos: saúde da mulher, saúde da criança, hipertensão e diabetes e um acolhimento mamãe-bebê.

Tem ainda sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, farmácia, almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raios x e ultrassom.

A clínica da família leva o nome de Mário Pires da Silva, advogado fundador Esporte Clube Rio / São Paulo. Dr. Mário, como era conhecido, prestou serviços voluntários na área do Direito, ajudando centenas de moradores da região do bairro do Campinho.