“Blitz da Vida” da Prefeitura entra na sua décima semana com ações no Méier

• Início/
  • /
  • “Blitz da Vida” da Prefeitura entra na sua décima semana com ações no Méier
Ação de combate à pandemia já fiscalizou 1,7 mil estabelecimentos e ambulantes, e acolheu 221 pessoas em situação de rua. - Foto: Divulgação/ Seop

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), inicia nesta segunda-feira, dia 21/09, pelo Méier, na Zona Norte, a décima semana de ações conjuntas da “Blitz da Vida” na cidade. Lançado há dois meses, o projeto de ordenamento e combate à pandemia de Covid-19 em áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada já fiscalizou mais de 1,7 mil estabelecimentos e ambulantes, acolheu 221 pessoas em situação de rua, e recolheu cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos em vias dos 12 bairros por onde passou.

Na operação de hoje, no Méier, a força-tarefa já desmontou uma feira sem autorização na Praça Agripino Grieco, além de levar atendimento à população em situação de rua do bairro. O trabalho continua ao longo do dia.

Balanço geral da “Blitz” na cidade – Em nove semanas, de 21/07 a 18/09, a “Blitz da Vida” resultou em 1.779 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (816) e ambulantes (963), e 863 abordagens a pessoas em situação de rua, com 221 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza mais de 500 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 222 remoções de veículos por estacionamento irregular e 229 autuações a vans e kombis do transporte complementar de passageiros; e retirada de mais de 60 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em 12 bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara, Praça Seca, Madureira e Cascadura.

Outros números – Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop integrou mais de 619 operações conjuntas em toda a cidade, onde foram fiscalizados 38.788 estabelecimentos, com 28.094 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.417 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona desde 31 de março com base em chamados à Central 1746.

Órgãos – As ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; Cedae; Light; Rioluz; e Polícia Militar.

• 21 de setembro de 2020