Ação da Prefeitura em Cosmos termina com seis estabelecimentos fechados e um homem preso por ameaçar agente com uma arma

Publicado em 26/07/2020 - 14:20 | Atualizado em 26/07/2020 - 17:56
Estabelecimentos foram fechados por irregularidades.- Foto: Seop/Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em atendimento a denúncias de aglomeração, realizou ação conjunta na noite deste sábado (25/07), na Praça dos Escolares, também conhecida como Praça do Redondo, no bairro de Cosmos, Zona Oeste da cidade. A operação resultou no fechamento de seis estabelecimentos, entre os 22 fiscalizados, e na prisão de um homem que ameaçou um integrante da equipe com uma arma de fogo. Neste domingo (26/07), a força tarefa da Seop prossegue com a fiscalização na região, começando pela Feira da Praça Seca.

Em Cosmos, os estabelecimentos (bares e restaurantes) foram fechados por irregularidades como falta de alvará e de higiene, e desacordo com o decreto municipal nº 47.282, de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)Três multas também foram aplicadas por fiscais da Vigilância SanitáriaAinda como saldo da operação, os agentes determinaram a retirada de 32 estruturas irregulares do comércio ambulante. Dois veículos foram removidos por estacionamento irregular.

Prisão – A prisão aconteceu, por volta das 23h30, em um pizzaria que estava sendo autuada. No momento da lavratura do auto de infração, um homem, de 21 anos, aproximou-se do agente municipal se apresentando como familiar do proprietário e, ao saber da multa, levantou a camisa, mostrando o revólver na cintura, e pediu que o servidor o acompanhasse até a cozinhaO agente se afastou e solicitou o apoio do policial militar que acompanhava a ação e que prontamente desarmou o sujeito, conduzindo-o à 35ª DP (Campo Grande), onde o caso foi registrado e o revólver calibre .38, carregado com seis munições, ficou apreendido.

Órgãos – Coordenada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a força-tarefa, em Cosmos, contou com profissionais da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), também ligadas à Seop; Coordenadoria de Controle Urbano (CCU, da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (Subvisa, da Secretaria Municipal de Saúde); e o apoio do 40º Batalhão da Polícia Militar (Campo Grande).

Zona Sul: Urca e orla marítima – Neste sábado (25/07), a Seop também atuou com ações conjuntas na Zona Sul. Entre o fim da tarde e noite, equipes estiveram na famosa mureta da Urca e entorno. Sete estabelecimentos foram fiscalizados e três ambulantes orientados a se retirar. No local, foram apreendidas ainda 30 garrafas de vidro, quatro veículos foram multados por estacionamento irregular (um deles removido).

Já na manhã deste sábado, os agentes fiscalizaram quiosques e ambulantes na orla de Copacabana, Ipanema e Leblon. Ao todo, 32 ambulantes foram orientados, e uma mesa e mais 30 garrafas de vidro foram apreendidas por fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano, da Fazenda, um dos órgãos integrantes da açãoJá na fiscalização dos quiosques, 43 estavam trabalhando de acordo com o decreto, sete passaram por inspeção de fiscais da Vigilância Sanitária, que aplicaram três multas por falta de licenciamento. Além disso, 12 veículos foram removidos por estacionamento irregular, e 110 quilos de resíduos sólidos recolhidos pela Comlurb.

Números gerais – Como parte das medidas adotadas pela Prefeitura contra a pandemia, a Seop integrou, de 18 de março a 22 de julho, 392 ações conjuntas de fiscalização do comércio em toda a cidade. Nesses quatro meses de atuações diárias, foram fiscalizados 37.819 estabelecimentos, com 27.733 pontos comerciais fechados.

Já o Disk Aglomeração (outra frente de fiscalização coordenada pela Seop) atendeu 11.206 ocorrências desde 31 de março, quando o serviço entrou em operação com base em chamados ao canal 1746 (telefone, site ou aplicativo). Os dez bairros mais demandados são: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.