Publicado em 20/05/2020 - 17:52 | Atualizado em 20/05/2020 - 18:34
  • Início/
  • /
  • CGM-Rio presta homenagem ao Professor Dr. Lino Martins da Silva, que faria 80 anos no dia 19/05, e ao Professor Heraldo da Costa Reis, que faleceu nesta semana

A Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, com profundo pesar, recebeu a notícia do falecimento do Professor Heraldo da Costa Reis, ocorrido em 18/05. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e com todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer e aprender com o Professor Heraldo.

Professor Heraldo foi o primeiro homenageado pelo Prêmio Controlador e Professor Dr. Lino Martins da Silva (na categoria Personalidade), instituído pela CGM-RIO por meio da Resolução CGM n.º 1.458/2018, com objetivo de reconhecer o mérito dos profissionais e instituições que contribuem para o fomento e aprimoramento das atividades do controle interno, em seu contexto amplo e específico.

A escolha se deu por sua contribuição às atividades da Controladoria Geral, por meio do conjunto de suas obras para a área governamental, relativas a finanças públicas, Contabilidade e Orçamento, as quais eternizaram conhecimentos para o desenvolvimento de nossas tarefas, e pela vontade da CGM-Rio em prestar-lhe uma singela homenagem, como agradecimento, ainda em vida.

A entrega da premiação foi feita em 19/12/2018 durante a cerimônia que marcou o início do calendário de eventos sobre os 25 anos de existência da CGM-Rio ao representante do Professor Heraldo, o Senhor Deoclides Juvino.

Membro do corpo técnico do Instituto Brasileiro de Administração Pública por mais de 40 anos e coautor do livro “A Lei 4.320 Comentada”, o primeiro ganhador do Prêmio Controlador e Professor Dr. Lino Martins da Silva construiu uma carreira extensa nas áreas de Contadoria, Contabilidade e Controladoria com experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Orçamento e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas de gestão fiscal, contabilidade pública, orçamento público, auditoria governamental, análise de balanços, gestão e fluxo de caixa, legislação orçamentária, financeira e tributária aplicada à Administração Pública. Além de professor da disciplina de Gestão e Controle Governamental da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de 1987 a 2014, atuou também como Professor de vários cursos de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria em várias Universidades brasileiras; e Professor e Coordenador de Ensino da Escola Nacional de Serviços Urbanos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

80 anos do Professor Dr. Lino Martins da Silva

A escolha do nome Professor Dr. Lino Martins da Silva foi também uma importante homenagem para o primeiro Controlador-Geral da CGM-Rio, que completaria 80 anos ontem (19/05). Ele foi o idealizador da Controladoria Geral, criada pela Lei Municipal nº 2.068, de 23 de dezembro de 1993 e atuou nessa função nos anos de 1993 a 1996 e 2001 a 2008, tendo contribuído para as ciências contábeis, para a contabilidade governamental e para o controle interno governamental, por meio do seu exercício profissional no âmbito do controle e fiscalização, das atividades acadêmicas desenvolvidas como professor universitário, e do compartilhamento de seu conhecimento como autor de diversas obras publicadas como referências para esses temas.

Lino Martins da Silva nasceu em Portugal, em 19 de maio de 1940. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior em 1967; Pós graduado em Auditoria Externa pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais em 1974; Bacharel em Direito pela UERJ em 1984; e Livre Docência pela Universidade Gama Filho em 1997, foi aprovado em concurso público para o cargo de Fiscal de Rendas da Secretaria de Finanças do Estado da Guanabara em 1965. Exerceu o cargo de Inspetor-Chefe do Departamento do Imposto sobre Serviços do Estado da Guanabara, a função de Inspetor Geral de Finanças da Secretaria de Estado de Fazenda quando da fusão do Estado do Rio com a Guanabara; de Assessor Chefe da Assessoria de Orçamento da Secretaria de Estado de Fazenda, e de 1983 a 1987 passou ao cargo de Inspetor Geral de Finanças do Estado do Rio de Janeiro.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro foi Professor Adjunto, Membro do Conselho de Curadores e Diretor Geral de Administração. Foi também Consultor do PNUD e Consultor Associado da KPMG Auditores, além de integrar os Conselhos Editoriais da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), e Científico da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), e também o Grupo da Área Pública do CFC.

Quando da cerimônia de entrega do prêmio Professor Dr. Lino Martins da Silva ao Professor Heraldo da Costa Reis, por meio de seu representante, a Controladora-Geral, Márcia Andréa dos Santos Peres, ressaltou que “dar o nome do Professor Dr. Lino Martins da Silva ao prêmio é uma forma de eternizar essa figura tão importante para a Controladoria. É uma forma de gratidão com ele e com vários outros que nos ajudam ao longo dessa história como o Professor Heraldo da Costa Reis. O trabalho que eles desenvolveram estará presente no nosso dia a dia, nos ensinando, nos orientando e nós queríamos prestar essa homenagem a eles”.

“Por essas circunstâncias adversas da vida, perdemos o Prof. Heraldo bem próximo à data de aniversário de 80 anos do nosso saudoso mestre, idealizador da CGM-Rio. E, assim como seus nomes se cruzaram em diversas ocasiões durante suas competentes atuações profissionais, também se cruzaram em nossa singela homenagem através do prêmio e, agora, também se cruzam nesse texto por meio do qual novamente homenageamos a esses 2 profissionais tão importantes para a Contabilidade Nacional e para a nossa CGM-Rio”.

Por Márcia Andréa dos Santos Peres – Controladora-Geral do Município do Rio de Janeiro.

Categoria:

• 20 de maio de 2020