Prefeitura do Rio divulga planejamento de trânsito para terceira fase do Plano de Retomada das atividades

Publicado em 01/07/2020 - 13:49 | Atualizado
A Linha Amarela terá a faixa reversível reativada - Arquivo/Prefeitura Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio e da Guarda Municipal, vem colocando em prática o planejamento específico de ações ligadas diretamente ao trânsito. Isso ocorre em função da retomada gradativa das atividades econômicas na cidade e o consequente aumento da circulação de veículos e pedestres.

As medidas estão sendo executadas de forma gradual, associadas ao faseamento estabelecido e após aprovação do Comitê Estratégico para desenvolvimento, aprimoramento e acompanhamento do Plano de Retomada*

Faixas Reversíveis serão reativadas de forma gradativa, respeitando critérios técnicos, na Fase 3 da retomada

Os técnicos da CET-Rio estão acompanhando as condições e o volume do tráfego nas principais vias cidade objetivando identificar a necessidade de reativação de cada reversível.

Quando os dados levantados indicarem que a circulação de veículos está em 85% do que era observado antes das ações de isolamento, será programada a reativação das reversíveis, considerando-se 2 grupos diferenciados:

Reversíveis em vias onde não há cruzamentos, acessos de garagens ou fluxo de pedestres DE FORMA SIGNIFICATIVA – poderão ser reativadas de forma imediata em função do volume de tráfego observado:

Linha Amarela – 6 h às 9h
Elevado das Bandeiras (sentido São Conrado) – 6 às 14h
Av. Castelo Branco ( Radial Oeste) – 6h30 às 10h
Rua Professor Manuel de Abreu – 6h30 às 10h
Rua Teixeira Soares (Praça da Bandeira) – 16h30 às 19h30
Rua Jardim Botânico – 17h às 20h

Reversíveis em vias com quantidade significativa de cruzamentos, garagens e travessias de pedestres – serão reativadas na segunda-feira subsequente após a confirmação dos indicadores de volume de tráfego.

Av. Dom Helder Câmara – 6h às 10h
Av. Prefeito Mendes de Morais – 6h30 às 10h
Av. Niemeyer – 6h30 às 10h30
Av. Lucio Costa (Barra/Recreio) – 6h30 às 10h
Rua Visconde de Niterói – 6h30 às 10h
Orla da Zona Sul – 7h às 10h
Rua Humaitá – 17h às 19h

Tal diferenciação é entendida como necessária para que a implantação das reversíveis ocorra em total segurança, após ampla divulgação à população, especialmente aquelas onde há travessias de pedestres e cruzamentos, já que após mais de 3 meses sem funcionar é muito importante que tanto motoristas quanto pedestres recebam a informação com antecedência. Além disso, para esses casos, as equipes operacionais estarão com mais agentes atuando para orientação dos usuários nos dias iniciais.