Prefeitura divulga balanço do primeiro grande dia de blocos de Carnaval

Publicado em 09/02/2020 - 10:16 | Atualizado em 09/02/2020 - 10:28
55 mil foliões acompanharam a Banda de Ipanema. Foto: Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou neste domingo (09/02) o balanço do primeiro grande dia de desfile de blocos. Ao todo, foram 16 blocos oficiais que saíram pelas ruas da cidade no sábado (08/02), com especial atenção dos órgãos públicos para Banda de Ipanema (55 mil foliões), em Ipanema; Desliga da Justiça (12 mil), na Gávea; Imprensa que eu gamo (5 mil) e GB bloco, em Laranjeiras (5 mil); Ensaio do Carmelitas, na Praça Tiradentes (2.500); Calma, amor, no Irajá (5 mil), e Spanta (8 mil), na Lagoa.
Neste domingo, outros 20 blocos desfilarão pelas ruas do Rio.

Quinze foliões atendidos nos postos médicos
Nos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para o carnaval de rua, foram atendidos 15 foliões no sábado, sem ocorrências graves. No posto da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foram medicados 10 pacientes, sendo que dois deles foram removidos para hospitais. No posto do Centro do Rio, houve cinco atendimentos, com uma remoção de paciente.
Os postos fazem parte do esquema especial de atendimento médico para o Carnaval de Rua de 2020. Os foliões vão contar, ao todo, com quatro postos localizados em áreas de desfile de blocos com maior concentração de público. Neste sábado, funcionaram os postos de Ipanema e Centro.

Bebidas em recipientes de vidro são apreendidas
Agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) apreenderam aproximadamente 350 itens irregulares nos desfiles de sábado, incluindo bebidas alcoólicas comercializadas em vidro, proibidas por lei, e carrinho articulado.
Na Banda de Ipanema e no bloco Imprensa que eu Gamo, os agentes fiscalizaram 230 ambulantes e seguem nas ruas neste domingo trabalhando para o ordenamento urbano na cidade.

Desfiles sem ocorrências graves
A Guarda Municipal não registrou nenhuma ocorrência grave nos desfiles de sábado. Um total de 407 agentes atuaram no patrulhamento e controle do trânsito em diversos blocos.
A operação especial conta com efetivo de 1.015 guardas, sendo 795 em ações de ordenamento urbano e 220 no controle e na fiscalização de trânsito, em apoio aos 39 blocos de carnaval autorizados pela Riotur, que desfilam neste fim de semana em diversos pontos da cidade.

Cinco toneladas de lixo na Gávea
Apenas na parte da manhã, a Comlurb coletou cinco toneladas de resíduos na passagem do Bloco Desliga da Justiça, que desfilou na Gávea, Zona Sul da cidade. Equipes do Lixo Zero multaram 52 pessoas no bloco, sendo 47 para foliões pegos em flagrante urinando em via pública, no valor de R$ 607,54, e cinco para os que despejaram pequenos resíduos fora dos contêineres, de R$ 221,75. No Bloco do Moreno, que também saiu pela manhã na Tijuca, Zona Norte do Rio, a Companhia removeu 150 quilos.
A Companhia está atuando em todos os blocos que desfilam no fim de semana e trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada bloco. Tanto em relação às equipes de garis quanto na colocação de contêineres para o despejo correto dos resíduos.
A Comlurb pede para que os foliões fiquem atentos e evitem ser autuados!

Vigilância Sanitária atua nos blocos
Também neste sábado, a Coordenação de Saúde da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio inspecionou toda a estrutura de atendimento médico montada para a Banda de Ipanema. Os técnicos conferiram as condições de equipamentos, medicamentos e outros itens das três ambulâncias e do posto médico, e todos de acordo com as normas higiênico-sanitárias.
Neste domingo, 9, os técnicos conferem os serviços de saúde para o bloco de Claudia Leite, também na Zona Sul.
As vistorias fazem parte do roteiro de ações prévias do planejamento operacional elaborado pela Vigilância Sanitária para o Carnaval 2020. Iniciada em 8 de janeiro, a operação especial segue até 15 de fevereiro.

Carros multados na orla
Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes realizaram ação de ordenamento viário na orla da Zona Sul, nos bairros do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon. Foram aplicadas 19 multas, sendo 18 direcionadas a carros particulares. No total, 32 veículos foram vistoriados entre carros particulares, táxis e fretamento.
As ações da SMTR seguem intensificadas, em diversos pontos da cidade e em diferentes turnos, a fim de verificar as condições dos veículos que realizam transporte de passageiros, bem como os serviços ofertados aos usuários.