Programa Territórios Sociais promove ação social no Complexo da Penha

Publicado em 22/11/2019 - 15:54 | Atualizado
Programa Territórios Sociais fará ação social no Complexo da Pedreira - Divulgação

Os moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte da cidade, poderão aproveitar serviços e atividades gratuitas, como a emissão de 1ª e 2ª via de carteiras de identidade, durante uma ação social neste sábado, dia 23 de novembro, promovida pelo Programa Territórios Sociais, da Prefeitura do Rio. Em  parceria com o Detran-RJ e a Fundação Leão XIII, a ação acontece, das 9h às 12h, na Escola Municipal Leonor Coelho Pereira.

Além da emissão de RG, serão oferecidos outros serviços, como isenção para 2ª via de certidões, cadastro para o programa Jovem Aprendiz, orientações para emissão da nova carteira de trabalho digital, vacinação, auriculoterapia, entre outros.

Um dos objetivos da ação é alcançar as famílias mais vulneráveis do território, oferecendo serviços básicos e essenciais da rede de proteção do município. Angélica Valêncio, moradora da comunidade do Brejo, na Cidade de Deus, cadastrou os dois filhos adolescentes no Programa Jovem Aprendiz, no dia 19 de outubro, durante a última ação.

– O programa Territórios Sociais já passou na casa da minha família. Eu gostei muito do atendimento e é muito bom pra comunidade ter esse tipo de serviço pertinho da gente –  afirmou.

Além da Cidade de Deus, a ação já passou pelo Complexo do Alemão e Jacarezinho, totalizando mais de cinco mil atendimentos.

O programa Territórios Sociais é desenvolvido em conjunto pela Secretaria da Casa Civil, pelo Instituto Pereira Passos, e pelas secretarias de Saúde; de Assistência Social e Direitos Humanos; de Educação; de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação; de Cultura; e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Para a fase de grandes complexos de favelas, o programa é coordenado em parceria com o escritório da ONU-Habitat para a América Latina. Nesta fase, o programa está sendo desenvolvido nos complexos da Penha, Alemão, Cidade de Deus, Jacarezinho, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins e Rocinha.

• 22 de novembro de 2019