Prefeitura inaugura posto de atendimento veterinário grátis para cães e gatos em Vicente de Carvalho

Publicado em 07/08/2020 - 11:32 | Atualizado em 07/08/2020 - 13:40
Unidade vai oferecer cirurgias de emergência, além de castrações e consultas, tudo sem custo para os donos dos animais. Foto: Nelson Perez/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta sexta-feira (07/08) uma unidade veterinária para atendimento gratuito em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. As pessoas poderão levar cães e gatos de estimação para fazer castrações agendadas e cirurgias de emergência, além de atendimento clínico. São procedimentos que custam caro na rede privada, em alguns casos mais de R$ 1 mil, e vão significar grande economia para quem tem animal de estimação.

– Aqui nesse postinho que estamos abrindo as pessoas que não têm tanto recurso e amam seus bichinhos vão poder trazê-los para muito mais do que só a castração. São oferecidos serviços diversos para a saúde dos animais – afirmou Crivella.

Como será o atendimento na unidade?

No caso do serviço clínico, serão atendidos 30 animais por dia. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h, de segunda a sexta. Há dois momentos para distribuição de senha: 15 são entregues às 8h e outras 15, às 13h.

A unidade, localizada na Avenida Vicente de Carvalho 6.141, na Praça Vicente de Carvalho, é a quinta do tipo inaugurada na atual gestão. Ao todo funcionam oito postos municipais de atendimento veterinário gratuito. O reforço no atendimento é uma questão de saúde pública e visa também aos animais abandonados pelas ruas da cidade.

– É um equipamento de suma importância. Para os animais, porque faz o controle populacional desses que são cotidianamente descartados na cidade. E para as pessoas, porque elas não têm condições financeiras de levar a uma clinica particular – disse o presidente da comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Ramos Filho.

Que cirurgias emergenciais são oferecidas?

A Subsecretária de Bem-Estar Animal (Subem) realiza em suas unidades (cada uma delas com uma especialização) cirurgias emergenciais, entre elas: cesariana, piometra, mucometra, hidrometra, retirada de fetos mortos, retirada de nódulos, mastectomia, amputação de membros, caudectomia por trauma, enterotomia devido à fecaloma, cistostomia (desobstrução em felinos), penectomia, prolapso retal e vaginal, enucleação, otohematoma, hérnia ingnal e umbilical, testículo ectópico, suturas de feridas e algumas cirurgias de retiradas de corpos estranhos.

– Essa unidade oferta 30 castrações diárias, 30 consultas gratuitas. A população não tem que pagar mais nada por isso. Uma cirurgia dessa diferenciada, uma amputação, uma desobstrução de bexiga, custa muito caro. É média de R$ 400, R$ 500 ou R$ 1 mil, dependendo do porte e do tamanho do animal. E a Prefeitura hoje oferta gratuitamente. Salvaremos muitas vidas – informou o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

Como será o agendamento da castração?

O agendamento da castração é feito através do aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’, que pode ser baixado você na Play Store. A data para o agendamento é sempre no dia 25 de cada mês, a partir das 10h. As vagas são limitadas, e o agendamento é encerrado após o preenchimento de todas elas. Dúvidas ou Informações: (21)2976-2893/2088-0097).

As unidades de serviço de atendimento médico-veterinário:

U.S.M.V. Vicente de Carvalho: Avenida Vicente de Carvalho, n⁰: 6.141 – Praça Vicente de Carvalho.

U.S.M.V Flamengo: Rua Marquês de Abrantes, N⁰55 – (Univeritas)

U.S.M.V Paciência: Rua Cabo Bastos Cortes, s/n – esquina com a Rua Guarujá.

U.S.M.V Bangu: Rua Sidney da Silveira altura do Nº97A – Praça Guilherme da Silveira

U.S.M.V Campo Grande: Estrada do Tingui, altura do N⁰169, Praça da Oiticica

U.S.M.V – Bonsucesso: Passarela 09 da Avenida Brasil ( Próximo ao hotel Stop Time)

U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de fevereiro, 711(Próximo ao Colégio Ulisses Pernambucano)

U.S.M.V. Guaratiba: Estrada do Mato Alto, 5.620, na Fazenda Modelo.(Próximo a estação do BRT do Mato Alto).