Município abre mais uma unidade de saúde veterinária para castrações e atendimento clínico

Publicado em 13/12/2019 - 09:32 | Atualizado em 13/12/2019 - 17:15
A nova unidade veterinária vai fazer castrações e atendimentos clínicos - Divulgação/Prefeitura do Rio

A cidade ganhará neste sábado,  14 de dezembro, mais uma unidade de saúde veterinária da Prefeitura. A inauguração será às 10h, na Praça Oiticica, em Campo Grande. Durante o dia, o agendamento para cirurgias de castração em dezembro e em janeiro de 2020 ocorrerá de forma presencial na própria unidade. Serão distribuídas 980 senhas a partir das 8h, sendo 280 para cadelas, 140 para cães, 224 para gatos e 336 para gatas.

O Portal 1746 recebeu ao longo deste ano 3.089 denúncias de abandono e maus-tratos de animais. A Zona Oeste lidera as estatísticas com 49,48% das chamadas. Em segundo lugar, com 45,04%, está a Zona Norte, e, em terceiro, a Zona Sul com 5,48%.

A unidade veterinária fica em Campo Grande – Divulgação/Prefeitura do Rio

“Vamos instalar sete novos postos, chegando a 10 espalhados pela cidade. O primeiro será esse de Campo Grande com a inauguração sábado e o início das atividades na segunda-feira. Em 2016, a Prefeitura conseguiu realizar cerca de 47 mil atendimentos e em 2020 fará mais de 82 mil. E uma grande novidade: as unidades também terão atendimentos clínicos gratuitos,” comemora o subsecretário de Bem Estar Animal, Roberto de Paula.

A unidade fará 30 consultas clínicas diariamente. As senhas serão distribuídas de segunda a sexta-feira: 15 às 8h e 15 às 13h. É necessário ter em mãos o CPF original e uma cópia do documento, além de RG e comprovante de residência (não será aceito comprovante em nome de terceiros) no município do Rio de Janeiro. Será permitido um agendamento mensal de castração por CPF.

Nos próximos meses, a Prefeitura abrirá novas unidades em mais seis bairros: Bangu, Paciência, Pavuna, Vila Valqueire, Vicente de Carvalho e Flamengo, este último por meio de um convênio com a universidade Univeritas.

Veja perguntas e respostas sobre o Sisbicho, para tirar suas dúvidas sobre o cadastro online de animais de estimação