Prefeitura Mais Perto de Você leva serviços diversos à população de Coelho Neto

Publicado em 29/11/2019 - 12:53 | Atualizado
Praça, em Coelho Neto, está concentrando diversos tipos de serviços gratuitos à população. Foto: Nelson Duarte

Moradores e frequentadores do entorno da Praça Professora Virgínia, em Coelho Neto, Zona Norte, têm à disposição, nesta sexta-feira, 29 de novembro, e no sábado, serviços de mais de 20 secretarias e órgãos municipais, das 9h às 16h. É o programa Prefeitura Mais Perto de Você, que chega à 17ª edição. Duas das atividades mais procuradas são emissão de carteira de trabalho e cadastramento para vagas de emprego. Há também ações de saúde, educação e transporte, entre outras. Uma das novidades é a divulgação da aplicação de microchip em animais domésticos, para que sejam inseridos no Sisbicho, o Cadastro Geral de Animais (CGA), organizado pela Subsecretaria municipal de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

– Tem atividades para crianças, adultos e idosos, além de encaminhamentos para empregos e ações em diversos segmentos. Esse programa aproxima o cidadão dos serviços da Prefeitura e amplia a prestação desses serviços – explicou o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que acompanhou a abertura dos trabalhos.

Uma das novidades desta edição é a divulgação da aplicação de microchip em animais domésticos, para que sejam inseridos no Sisbicho,o Cadastro Geral de Animais (CGA). Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

A expectativa é que pelo menos 15 mil pessoas passem pela praça em Coelho Neto nesses dois dias. O programa já passou por diversos bairros da cidade. A edição anterior mais recente aconteceu na Rocinha, na Zona Sul, na primeira quinzena de novembro.

– Sei que não prometem nada, mas só o fato de eu poder ter acesso fácil a um cadastramento, ao lado da minha casa, já facilita minha vida e me enche de esperança, pois não tenho emprego formal há cinco anos – contou.

Georgina Pires, de 54 anos, se cadastrou para uma vaga de trabalho como camareira ou auxiliar de serviços gerais. Foto: Nelson Duarte/ Prefeitura do Rio

Já a moradora Maria da Conceição da Silva, de 56 anos, foi à praça providenciar a segunda via de documentos, como carteira de identidade e certidão de casamento.

– Perdi esses documentos, e isso me faz muita falta. Em poucos dias, vão resolver isso para mim. E de graça. Bom demais – elogiou.
A Banda da Guarda Municipal e grupos de teatro e dança, animam quem vai à praça.

– Achei bacana esse incremento do mutirão com música e cultura –comentou José Maximiniano de Sá, de 58 anos.

Mais sobre o programa

O Prefeitura Mais Perto de Você leva informação e serviço aos cariocas. As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Padre Miguel, Vila Kennedy, Magalhães Bastos, Ilha do Governador, Realengo, Inhaúma, Paciência, Vargem Pequena e Rocinha. O objetivo do programa é chegar a todas as regiões da cidade. As atividades já foram realizadas nas zonas Norte, Sul e Oeste.

A Secretaria de Saúde, ao longo das edições, oferece aos cariocas esclarecimentos sobre consultas ao Portal SisReg, agendamento para castrações de cães e gatos, atualização do calendário de vacinação (vacina antitetânica, febre amarela e hepatite B) e informações e agendamento de vistorias para o controle de arboviroses, entre outros serviços.

A Secretaria Municipal de Transportes participa com esclarecimentos sobre multas e recursos, emissão de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos e recebem sugestões e reclamações. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação oferece serviços como encaminhamentos para emprego, vagas de jovem aprendiz e cadastros para emissão de carteira de trabalho.

A Comlurb distribui folhetos informativos sobre o horário de coleta domiciliar, remoção gratuita, coleta seletiva, limpeza de calçadas, controle de vetores, podas de árvores, manutenção de brinquedos em praças, limpeza de ralo e descarte irregular de lixo. E também realiza apresentações do grupo Chegando de Surpresa e Renato Sorriso e o Teatro de Portas Abertas.

As ações têm a participação dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), MultiRio, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), IplanRio, Guarda Municipal/Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Rioluz, Conservação (Seconserva), Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS), Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Vigilância Sanitária (Subvisa), Procon Carioca, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAC), RioZoo, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC).