Nos 30 anos do ECA Prefeitura do Rio cria a Coordenadoria da Infância e Adolescência

Publicado em 13/07/2020 - 13:36 | Atualizado em 16/07/2020 - 13:44

Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, irá criar, em agosto, a Coordenadoria da Infância e da Adolescência. O anúncio foi feito pela Secretária da pasta,Tia Ju, durante uma live em comemoração aos 30 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, realizada nesta segunda-feira (13/07).

O objetivo da nova coordenadoria é articular políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, coordenar a captação de recursos para a área, promover a integração das ações desenvolvidas no órgão sobre a Infância e a Adolescência com órgãos externos, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA- Rio), entre outras atribuições.

“Com certeza, a nova coordenadoria municipal irá ajudar na promoção de programas voltados para as crianças e adolescentes, além de ajudar na articulação com outros órgãos externos. Precisamos ofertar aos nossos jovens cidadania, proteção, além de desenvolvimento físico, mental, social e moral e ter mais um equipamento no executivo voltado exclusivamente para isso é um grande passo para que seus direitos sejam garantidos”, explicou Tia Ju

Além da criação da Coordenadoria, a secretária também já solicitou a contratação de novos profissionais, como pedagogos, para a montagem de uma equipe especializada para a criança e adolescente e, em breve, uma capacitação será feita também com os profissionais que atuam nas abordagens à pessoas em situação de rua.

Ainda de acordo com a secretária, novas metodologias também serão pensadas junto aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidas pela SMASDH, através dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), para que os programas que já são oferecidos se adequem ao momento atual.

“Precisamos nos adequar a uma nova realidade nesse período de pandemia e pensar também no pós pandemia para garantir que os serviços ofertado pela nossa Secretaria continuem sendo executados com excelência em prol desse público que necessita tanto do nosso cuidado”, finaliza a secretária.

• 13 de julho de 2020