Coronavírus: Prefeitura do Rio cria mutirão para confecção de 1,8 milhão de máscaras

Publicado em 15/04/2020 - 18:15 | Atualizado
Prefeitura começa a confeccionar, a partir da semana que vem, 1 milhão de máscaras de pano. Foto: Divulgação/Prefeitura do RioPrefeitura começa a confeccionar, a partir da semana que vem, 1 milhão de máscaras de pano. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Feira de Artes e Artesanato (FeirArtes), irá confeccionar 1,8 milhão de máscaras para distribuir aos profissionais dos serviços essenciais que ainda precisam ir às ruas neste momento de afastamento social. As máscaras serão produzidas por 500 costureiras de 25 comunidades do Rio e cerca de 100 artesãs da FeirArtes. Ao todo, foram investidos R$4 milhões para compra de material e remuneração dos trabalhadores. A distribuição acontecerá ao longo dos meses de abril e maio.

– É hora de unirmos forças em prol de toda população. Essa é uma ação que demonstra o quanto a Prefeitura do Rio, por meio de suas secretarias, está empenhada no combate ao coronavírus, assim como no bem estar e cuidado de toda população, sobretudo daqueles que estão na linha de frente, saindo às ruas diariamente para trabalhar! – afirmou o secretário de Cultura, Adolfo Konder.

Para evitar qualquer tipo de aglomeração, as máscaras serão confeccionadas nas residências dos trabalhadores e todo material utilizado seguirá o padrão orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e passará pelo processo de esterilização.

Cerca de 4 mil máscaras já foram confeccionadas e estão passando por um processo de esterilização e logo após a embalagem começarão a ser distribuídas. Haverá também distribuição de máscaras em estações de trem, metrô e BRT para as pessoas que precisam sair para trabalhar.

– Sabemos da dificuldade que todos estão encontrando para a aquisição desse material de proteção. Inclusive, os setores da administração pública de todo país. Essa é mais uma medida da Prefeitura do Rio que irá ajudar na prevenção do Covid-19. Embora a máscara de tecido não barre 100% a carga de vírus exalada ou inalada no ambiente, ela pode bloquear entre 60% e 70%. Assim, a carga de vírus depositada em superfícies diminui e, consequentemente, a transmissão do vírus também cai. Graças ao trabalho destas costureiras, conseguiremos disponibilizar este material de forma mais rápida para as pessoas que realmente precisam sair de casa. Nossos heróis, que estão atuando bravamente nesta pandemia – destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju.