Prefeitura do Rio seleciona empresas para desenvolver projetos com foco em sustentabilidade

Publicado em 15/04/2020 - 16:30 | Atualizado
Empresas vão desenvolver ferramentas que ajudarão a monitorar impactos ambientais no município. Foto: Hudson Pontes/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Casa Civil, selecionará empresas especializadas para desenvolver ferramentas que ajudarão a monitorar impactos ambientais no município. Serão dois projetos totalmente digitais: um referente à intervenções urbanas e outro sobre eficiência energética. Diante das medidas de isolamento social da pandemia da Covid-19, os interessados terão até 3 de junho para se inscrever no chamamento público. Inicialmente, o prazo se encerrava em 26 de março.

Uma das iniciativas consiste em uma plataforma que medirá os benefícios de determinada intervenção urbana sob critérios de sustentabilidade, identificando, por exemplo, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar.

– Essas ferramentas tem como objetivo trazer para o Rio de Janeiro um novo paradigma em termos de sustentabilidade. Isso inclui, por exemplo, a redução do consumo de energia, que gera um impacto financeiro importante, e a melhoria nas intervenções no espaço público sob aspectos urbanos e ambientais – detalha o coordenador-geral do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil, Daniel Mancebo.

A Prefeitura fará o acompanhamento técnico dos projetos, mas não há recursos financeiros públicos envolvidos no edital. O valor de cerca de U$ 157 mil foi captado por meio do Fundo de Inovação da Carbon Neutral Cities Alliance – CNCA, organização internacional que contemplou as duas propostas apresentadas pelo município em 2019. A empresa vencedora será contratada diretamente pela Urban Sustainability Directors Network, baseada nos EUA.

A iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, elaborado pela Casa Civil, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Mais informações sobre o chamamento em: http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br/editais/banners_lista.asp, na sessão da Secretaria Municipal da Casa Civil – Chamamento público 01/2020.