Prefeitura do Rio convoca 746 profissionais de saúde e apoio para enfrentamento da epidemia

Publicado em 16/04/2020 - 20:00 | Atualizado em 16/04/2020 - 20:04
Hospital Ronaldo Gazolla vai receber mais profissionais de saúde. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da empresa municipal de Saúde, a RioSaúde, recebe nesta sexta-feira (17/04) a documentação de 746 profissionais de saúde e pessoal de apoio que fizeram inscrição para vagas temporárias nos esforços de combate à epidemia do novo coronavírus na cidade. As convocações foram publicadas no Diário Oficial do Município e no site da RioSaúde.

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, é a primeira unidade com dedicação exclusiva ao tratamento da covid-19 e já contratou com 783 profissionais de um total de 1.153 vagas disponíveis para pessoal assistencial e de apoio.

Do total de contratados até o momento no Gazolla, 236 são médicos. A unidade é também o centro de capacitação dos profissionais para os cuidados dos pacientes com a doença, onde é preparada parte da equipe que atuará no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro.

Os nomes publicados hoje (16/04) no site e no DO englobam vagas para os hospitais Ronaldo Gazolla, Hospital de Campanha da Prefeitura no Riocentro, Federal de Bonsucesso e Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão/UFRJ).

São ao todo 60 médicos intensivistas, 55 enfermeiros com experiência em UTI, 73 enfermeiros, 52 fisioterapeutas com experiência em UTI, cinco farmacêuticos, 12 assistentes sociais, 370 técnicos de enfermagem, 15 assistentes administrativos.

Convocações para mais vagas serão realizadas nos próximos dias

Para essas quatro unidades de referência no tratamento de coronavírus, são 1.049 vagas para médicos. Até o momento, há de 1.200 médicos inscritos (primeira etapa do processo seletivo) e o cadastramento continua sendo feito pelo link https://prefeitura.rio/rio-saude/processo-seletivo/.

Para algumas categorias profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e administrativos, o número de candidatos já contempla o total de vagas oferecidas e as inscrições estão encerradas, mas poderão ser reabertas caso haja desistências ou abertura de novas vagas.

Além das vagas para os hospitais de referência, foram chamados no DO de hoje também 42 médicos generalistas e 62 pediatras, para reforçar e repor as equipes de outras unidades durante a epidemia – isso, devido ao afastamento de alguns profissionais por licença médica (por infecção pelo coronavírus ou outros motivos) ou por fazerem parte dos grupos de risco (maiores de 60, portadores de doenças crônicas e gestantes).

Nesses processos, há diversas unidades contempladas e as inscrições para as vagas ainda em aberto podem ser feitas pelo link: https://prefeitura.rio/rio-saude/processo-seletivo/.