Prefeitura anuncia ação de segurança alimentar para trabalhadores e futuros pacientes do Hospital de Campanha

Publicado em 01/04/2020 - 15:55 | Atualizado em 01/04/2020 - 16:01
Obras no Hospital de Campanha já está com 70% das obras concluídas. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do RioObras no Hospital de Campanha já está com 70% das obras concluídas. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (01/04) um trabalho de prevenção em segurança alimentar e vigilância sanitária, voltado especificamente para trabalhadores e futuros pacientes do Hospital de Campanha em construção no Riocentro.

O prefeito Marcelo Crivella determinou que uma equipe multidisciplinar da Subsecretaria de Vigilância Sanitária participe da elaboração do projeto e acompanhe a obra, conferindo as estruturas físicas com orientações sobre as normas sanitárias e os processos de segurança que devem ser adotados para a prevenção de riscos à saúde.

– Com a experiência das ações feitas no dia a dia por nossa equipe técnica, estamos inspecionando toda a estrutura, conferindo instalações e equipamentos que devem estar de acordo com as normas sanitárias. Esta determinação do prefeito Crivella é fundamental para o município proporcionar segurança a pacientes e à força de trabalho do Hospital de Campanha – afirma Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária do Rio.

Integrada por enfermeiros, engenheiros e nutricionistas, entre outros profissionais, a equipe multidisciplinar da Vigilância avalia os projetos de instalação dos processos de esterilização e de procedimentos invasivos, as estruturas de áreas como as destinadas à farmácia, almoxarifado, tratamento dos resíduos comuns e biológicos, cozinha e refeitório.

Caberá também à Vigilância elaborar com a empresa contratada o cardápio para os pacientes e todos os técnicos que vão trabalhar no Hospital de Campanha.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária já atua como responsável pelo cardápio das escolas e das unidades de saúde do município, elaborado pela equipe da Coordenação de Alimentos.

Hospital de campanha do Riocentro já está com 70% das obras concluídas