Novos tomógrafos já realizaram mais de 125 mil exames

• Início/
  • /
  • Novos tomógrafos já realizaram mais de 125 mil exames
novos tomógrafosOutros 16 novos aparelhos serão entregues para hospitais da rede. Ao todo, são 27 equipamentos. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

Um ano depois de inaugurar o primeiro dos 11 tomógrafos adquiridos pela atual gestão, a Prefeitura começa a receber mais 16 aparelhos, renovando o parque tecnológico das unidades e qualificando ainda mais a assistência oferecida nos hospitais municipais. Somente nesta renovação, a atual gestão já investiu 370 milhões de reais.

Ao todo, os 10 tomógrafos em funcionamento já realizaram mais de 125 mil exames. A modernização dos equipamentos já dá bons frutos, por exemplo, com a redução do número de transferência de pacientes para a realização de exames. Em dezembro de 2018, as ambulâncias transportaram 700 pacientes para fazer tomografias; Já em dezembro de 2019, esse número caiu para 340.  Além de mais segurança e conforto aos pacientes, os tomógrafos geram economia de R$ 3 milhões ao ano no contrato do serviço de ambulâncias.

Ontem (9), o subsecretário geral executivo de Saúde, Jorge Darze, apresentou o balanço de produção no Hospital Municipal Salgado Filho, e hoje (10), no Hospital Municipal Lourenço Jorge, e ressaltou a importância e as vantagens de um investimento deste tamanho, inédito na rede municipal de Saúde.

“Além da redução de despesas com deslocamento de paciente, já que há tomógrafos nos hospitais, é possível ainda ter mais rapidez nos diagnósticos e oferecer melhores tratamentos aos pacientes”, comemora Darze, que também comentou sobre ações do atual governo, como a de retomar a gestão das unidades de saúde para a administração direta, retirando as organizações sociais.

O subsecretário geral executivo de Saúde, Jorge Darze, apresentou o balanço de produção. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

O primeiro dos 10 novos tomógrafos em operação foi inaugurado em março do ano passado no Hospital Salgado Filho. Com o aparelho, já foram feitos 17.987 exames. No Hospital Lourenço Jorge, unidade referência no atendimento de traumas, o tomógrafo foi inaugurado em maio e, nesse período, realizou 14.326 exames.

Também foram inaugurados tomógrafos nos hospitais Souza Aguiar, com 7.159 exames realizados; Miguel Couto, com 23.659; Pedro II, 18.496; Ronaldo Gazolla, que fez 2.088; Rocha Faria, 1.955; Evandro Freire, com 711; e Francisco da Silva Telles, que fez 50 exames. O Hospital Albert Schweitzer também recebeu um equipamento, com o qual foram feitos 40.444. O 11° aparelho será instalado no Hospital Municipal da Piedade, tão logo as obras de adaptação sejam concluídas.

A Prefeitura não parou por aí e investiu na compra de outros 16 tomógrafos. Dos novos equipamentos comprados, a partir de licitação internacional, seis já estão no Rio e serão instalados nos hospitais Salgado Filho, Lourenço Jorge, Miguel Couto, Albert Schweitzer, Pedro II e Mario Kroeff.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 9 de março de 2020