Prefeitura publica neste sábado (18/04) decreto obrigando uso de máscaras nas lojas e nas ruas

Publicado em 18/04/2020 - 16:20 | Atualizado em 19/04/2020 - 18:42
Medida passa a valer na quinta-feira, 23/04, em toda a cidade. - Foto: Divulgação/ Prefeitura Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou neste sábado (18/04) , em edição especial do Diário Oficial do Município, decreto tornando obrigatório o uso de máscaras na cidade para quem sair às ruas e nos estabelecimentos abertos ao público.

O prazo para que a medida entre em vigor será de cinco dias a partir da publicação, ou seja, na quinta-feira (23/04). Quem não usar as máscaras poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

Crivella informou que a regulamentação do decreto inclui as eventuais punições para quem desobedecer à determinação. No entanto, ele destacou o caráter da conscientização:

-O mais importante não é punir, mas conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras neste momento em que a curva de contágio do novo coronavírus se acentua na cidade. É preciso a colaboração de todas as pessoas. Um deve alertar o outro que não estiver usando máscara a passar a usar, se proteger e proteger as demais pessoas – disse o prefeito.

Cartilha vai ensinar como fabricar e usar as máscaras

O decreto traz em anexo uma cartilha com orientações sobre como confeccionar as máscaras, usá-las e higienizá-las.

– É importante dizer que as máscaras de uso obrigatório são as comuns, feitas em casa. As profissionais, como consta em nota do Ministério da Saúde, serão reservadas aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde em campo. Se todo mundo usar máscaras profissionais, elas vão faltar nos hospitais – explicou Crivella.

Por que é importante usar as máscaras?

– Estamos tomando as medidas com muito equilíbrio, sempre consultando a Comunidade Científica e o Gabinete de Crise contra a Covid-19 – afirmou o prefeito – Temos agido com base nos alertas e nas informações da ciência para a proteção da população. Mas acreditamos e esperamos que essas medidas sejam por um período curto. Estamos medindo as curvas e, logo que elas começarem a cair, vamos voltar à vida normal – declarou o prefeito.

Contratação de mil leitos privados

O prefeito informou também nesta tarde que o edital para a contratação de leitos privados já foi lançado. Ao todo, a Prefeitura poderá pagar por até mil leitos particulares. O objetivo é garantir o tratamento aos pacientes da Covid-19, enquanto os respiradores mecânicos comprados na China, fundamentais para o tratamento dos casos graves da doença, não chegarem ao país. Esses equipamentos, num total de 806 respiradores, começarão a chegar nos próximos dez dias e deverão estar todos entregues até o final de maio.

Outra iniciativa para ampliar a capacidade de atendimento na rede municipal foi o pedido de devolução de 80 respiradores mecânicos cedidos ao governo federal.

– Eu mesmo enviei ofício sexta-feira (17/04), pedindo que liberem esses equipamentos. Isso seria importantíssimo no momento em que estamos com cerca de 85% de ocupação de nossos leitos de UTI – disse Crivella.

Coronavírus: Prefeitura do Rio cria mutirão para confecção de 1,8 milhão de máscaras