Coronavírus: Prefeitura negocia com Forças Armadas aviões para trazer equipamentos da China

Publicado em 31/03/2020 - 14:45 | Atualizado em 31/03/2020 - 15:14
Foi divulgado nesta sexta-feira (26/03) o 12º Boletim Epidemiológico -Divulgação/Prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31/03) que a Prefeitura está em negociações com as Forças Armadas para que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) viajem à China e antecipem a entrega dos 806 respiradores mecânicos adquiridos pelo município.

A chegada de parte desses equipamentos, comprados antes do início da pandemia do coronavírus, está prevista para chegar em etapas, em abril e maio. Os respiradores são fundamentais no tratamento dos casos mais graves da Covid-19.

– Nós precisaremos de uns quatro ou cinco aviões de campanha, porque temos na China mais de 150 toneladas de material comprado pela Prefeitura para trazer. Eles nos pediram quais são os aeroportos e nós já informamos. Estamos apenas aguardando a decisão. São US$ 300 milhões em equipamentos – afirmou Crivella.

Aquisição de 40 mil máscaras para proteger profissionais de saúde

O prefeito se reuniu nesta manhã com o gabinete de crise para decidir novas providências no combate à pandemia. Entre elas, ficou acertada a compra em curtíssimo prazo de 40 mil máscaras de proteção a serem destinadas prioritariamente aos profissionais de saúde do município. Outros R$ 2,5 milhões serão gastos na aquisição de camas para o hospital de campanha da Prefeitura, no Riocentro.

Fundo Especial de Combate ao Coronavírus receberá doações

Crivella afirmou em entrevista coletiva, após a reunião do gabinete de crise, que ainda hoje deverá regulamentar o Fundo Especial de Combate ao Coronavírus, aprovado pela Câmara de Vereadores para receber doações destinadas a enfrentar a Covid-19.

– Espero já esta semana divulgar um fundo para que todas as empresas e pessoas que queiram contribuir com o Rio de Janeiro na luta contra o coronavírus possam fazer seus depósitos. Qualquer depósito é bem-vindo, não tem valor mínimo, não tem valor máximo – afirmou o prefeito.

Novo apelo contra aglomerações

Ao comentar a liminar obtida pelas Lojas Americanas para abertura de suas lojas para venda de alimentos – já autorizada previamente -, o prefeito pediu que os comerciantes respeitem as orientações e evitem aglomerações nesses estabelecimentos.

Vagas em hotéis continuam disponíveis para idosos que vivem em comunidades

Outro apelo do prefeito foi direcionado aos idosos que vivem em comunidades, onde correm risco maior de contaminação pelo coronavírus. Crivella lembrou que há mil vagas disponíveis para eles em hotéis da cidade, bancadas pela Prefeitura, onde terão alimentação, além de apoio médico e psicológico, ficando dessa forma livre de aglomerações.

– Temos mil vagas em excelentes hotéis, quartos com wifi, TV com diversos canais, banheiro no quarto, café da manha, almoço, lanche, jantar e visita de profissionais de saúde – reforçou o prefeito.

Coronavírus: Veja aqui as medidas adotadas pela Prefeitura nesta segunda-feira (30/03) para conter a pandemia na cidade