Prefeitura amplia abertura de leitos para Covid-19

Publicado em 20/04/2020 - 18:25 | Atualizado em 20/04/2020 - 18:53
O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla já conta com 206 leitos abertos.- Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio já abriu, até agora, 346 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 129 de UTI.

No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência na rede para pacientes com a doença, há 206 leitos abertos (131 de enfermaria e 75 de UTI). O total de leitos programados para o Gazolla é 381.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para abrir mais leitos nos próximos dias e, então, continuar aumentando a capacidade de internação na rede.

Taxa de ocupação em toda a cidade – e não apenas da rede da Prefeitura

Considerando toda a rede SUS na cidade do Rio de Janeiro – que inclui unidades de saúde da Prefeitura, as estaduais e federais – a taxa de ocupação dos leitos para Covid está, no momento, em 90%.

Chegada dos equipamentos será fundamental

Com a chegada do material médico-hospitalar e equipamentos de proteção individual- EPI comprados na China antes mesmo da pandemia, a Prefeitura vai terminar de equipar o Hospital Ronaldo Gazolla e também o hospital de campanha, no Riocentro.

As duas unidades da Prefeitura juntas terão 881 leitos, sendo 301 de UTI para a Covid-19.

Entre os equipamentos comprados, estão 806 respiradores mais de 700 monitores essenciais para o tratamento de casos graves da doença. Parte dos equipamentos deverá chegar ao Rio de Janeiro na próxima semana.

Além dos leitos públicos, Prefeitura vai contratar leitos na rede particular

Preocupado com o avanço da doença, o prefeito Marcelo Crivella decidiu aumentar ainda mais a capacidade da rede municipal de Saúde. Ele anunciou o lançamento de edital para contratação de mais MIL leitos de UTI em unidades particulares.

As redes privadas poderão se inscrever e alugar seus leitos. O edital com os detalhes da contratação deverá ser publicado nesta quarta-feira (22/4).

Prefeitura recebe 164 camas elétricas doadas para o hospital de campanha no Riocentro