SME leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da Providência

• Início/
  • /
  • SME leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da Providência
Secretaria Municipal de Educação leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da ProvidênciaAlunos e Professores da Educação de Jovens e Adultos na Feira da Providência - Fotos: Ricardo Fogliatto

Secretaria Municipal de Educação leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da ProvidênciaA Secretaria Municipal de Educação do Rio promoveu, nesta sexta-feira (6/12), uma viagem cultural a diversos alunos e professores, de 19 escolas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Docentes e discentes puderam conhecer a 59ª Feira da Providência, um dos principais eventos socioculturais do Rio de Janeiro e que este ano tem como tema “Mais diálogo, mais amor”.

Para a Coordenadora do PEJA, Priscila Oliveira, um dos objetivos da visita é proporcionar novas possibilidades e experiências na vida dos alunos.
– Esses alunos muitas vezes ficam limitados ao lugar onde moram e não sabem das inúmeras possibilidades que possuem. Queremos expandir o mundo que eles conhecem – explica Priscila.

Secretaria Municipal de Educação leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da ProvidênciaSecretaria Municipal de Educação leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da Providência

Segundo Viviane Cascardo, professora da Edgard Sussekind de Mendonça, no Engenho de Dentro, são poucas as oportunidades de passeio do PEJA devido ao horário que a maioria dos alunos tem disponível, que é no turno da noite. Por isso, excursões organizadas pela SME são sempre muito bem aproveitadas.
– Quando surgem oportunidades como esta, eles podem finalmente viver coisas diferentes das suas realidades. Espero que eles absorvam do passeio de hoje muito conhecimento e cultura de outros países – afirma a professora.

Secretaria Municipal de Educação leva alunos da Educação de Jovens e Adultos à Feira da ProvidênciaPara Francelina Maria de Jesus, de 68 anos, aluna da Escola Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador, nunca é tarde para começar nada na vida. Ela, que nunca tinha estudado até o ano passado, conhecer um dos mais famosos eventos do Rio é um grande presente.

– Nunca imaginei fazer um passeio assim. Sou muito agradecida a minha escola. Tudo aqui é muito diferente do bairro onde eu moro. Felizmente chegarei aos meus 70 anos dizendo que pude conhecer a Feira da Providência – comemora Francelina.

Milhares de pessoas vão à Feira da Providência todos os anos

A Feira da Providência, organizada há 59 anos pelo Banco da Providência, leva todos os anos milhares de pessoas ao Riocentro e permite uma viagem cultural através da gastronomia, artesanato e folclore de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Este ano, a feira está reunindo cerca de 300 expositores e espera receber, até domingo (8/12), mais de 80 mil pessoas no Pavilhão 4, do Riocentro, na zona oeste. Toda a renda será revertida para os projetos sociais do Banco da Providência.

• 7 de dezembro de 2019