Cuidar da Cidade: Prefeitura vai transformar área de lixão ao lado de Ciep em praça no Jacarezinho

Publicado em 21/01/2020 - 11:08 | Atualizado em 21/01/2020 - 17:07
A área de lixão no terreno ao lado do Ciep será transformada numa praça - Renee Rocha/Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella acompanhou na manhã desta terça-feira (21/1) a 50ª edição do Cuidar da Cidade, que está completando um ano. Desta vez, o mutirão de zeladoria beneficiará os moradores do Jacaré e da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte. O programa reúne diversos órgãos municipais no atendimento de demandas da população.

A Prefeitura vai atender a uma das principais reivindicações dos moradores, que é acabar com uma área de lixão no terreno ao lado do Ciep Vinícius de Moraes, na entrada do Jacarezinho.

– Não faz sentido nenhum as crianças estudarem com esse cheiro horroroso do lixão. Já estamos limpando o terreno, vamos passar as máquinas. Depois trazer os brinquedos, fazer a quadra. É uma obra bacana que estamos fazendo no Jacarezinho – afirmou Crivella.

O terreno será transformado numa praça, com brinquedos, quadra e Academia da Terceira Idade (ATI). Já na esquina com a Avenida Dom Hélder Câmara, a Comlurb vai instalar uma caixa compactadora e duas caçambas para o descarte correto de lixo.

Nascido e criado no bairro, o soldador Robson Fernandes da Silva, de 39 anos, elogia a iniciativa da Prefeitura.

– O Jacaré estava esquecido pelas autoridades. Está sendo muito bom a Prefeitura vir com esses serviços aqui na região. O pessoal da Comlurb já começou a tirar o Lixão do lado do Ciep, a Rioluz também vem quando queima alguma lâmpada da rua. Os moradores agradecem – disse.

Qual a importância do Cuidar da Cidade?

Nesta edição de número 50, foram programadas inicialmente ações para atender 162 demandas, sendo as mais solicitadas poda de árvore (61), pavimentação (47) e drenagem (15).

Mas a Prefeitura faz sempre muito mais do que o previsto. E nisso está o ponto principal do programa: levar um mutirão de serviços para responder a necessidades mais urgentes dos moradores no dia a dia do bairro ou da região onde vivem.

Quem participa e o que é feito?

Participam do mutirão Comlurb, Rioluz, CET-Rio, Guarda Municipal, Fundação Parques e Jardins e Vigilância Sanitária, entre outros. E secretarias municipais, como as de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Saúde e Educação. Os servidores consertam calçadas, fazem manutenção de praças, melhoram o asfalto, pintam nova sinalização no chão e recolocam placas, além da limpeza de ralos e da desobstrução de galerias pluviais. Tudo em atendimento a pedidos da população, numa forma de tornar a Prefeitura mais próxima do cidadão e mais ágil na resposta às demandas.

Quantas ações já realizadas?

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro de 2019, diversas áreas em dezenas de bairros já foram beneficiadas por mais de 30 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza os órgãos municipais em torno daquela determinada localidade.

O Cuidar da Cidade já fez mais de 30 mil ações em um ano de programa – Renee Rocha/Prefeitura do Rio

A nova praça terá brinquedos, quadra e Academia da Terceira Idade (ATI) – Renee Rocha/Prefeitura do Rio