Saúde embarca no Trem da Prevenção

Publicado em 19/02/2020 - 16:57 | Atualizado em 20/02/2020 - 11:08
Trem da PrevençãoAção orientou passageiros e distribuiu cinco mil preservativos. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira (19), o Trem da Prevenção chegou a sua 10ª edição animando a viagem dos passageiros com música e atividades voltadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação, que contou com a parceria da Supervia, partiu da estação de trem do Engenho de Dentro com destino à Central do Brasil, contagiando os vagões com o clima da folia.

Em estandes montados nas estações Engenho de Dentro e Central, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da região do Grande Méier e do Centro entregaram materiais informativos sobre combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e infecções sexualmente transmissíveis (IST), distribuíram preservativos e aplicaram vacina contra o sarampo.  A estimativa é de que cerca de 3 mil pessoas foram atingidas pela ação.

Vagner Monteiro, coordenador geral de Atenção Primária do Méier e adjacências (AP 3.2), comemorou o resultado da ação. “Essa foi a décima edição desta ação muito importante, com grande alcance e visibilidade em termos de promoção da saúde. Foram distribuídos cerca de 5 mil preservativos, aplicadas mais de 130 doses da vacina contra o sarampo, além de orientações para o público que passou pelas estações. A ação é um sucesso graças à parceria de diversos órgãos da Prefeitura do Rio”, contou o coordenador.

Aliando saúde e folia, Joana D’Arc Rodrigues, agente de endemias da CAP 3.2, aproveitou o tema da festa para se fantasiar de mosquito e orientar quem passou pelas estações. “Hoje estamos aqui conscientizando a população sobre a importância do combate dos possíveis focos de mosquito dentro das residências. É verão, período de forte calor e chuvas intensas, e a abordagem desse assunto é mais importante que nunca. Os cariocas são os nossos aliados mais poderosos e contamos com o apoio de todos”, afirmou Joana.

Para animar a viagem do Trem da Prevenção, integrantes do Grupo Pela Vidda, das equipes de educadores em saúde dos centros municipais de saúde Milton Fontes Magarão e Eduardo Araújo Vilhena Leite, do Programa Academia Carioca, do Grupo Chegando de Surpresa da Comlurb, juntamente com o gari Renato Sorriso, fizeram atividades lúdicas dentro da composição, orientando sobre a necessidade de proteção o ano todo e mais ainda nos dias de folia. Nas duas estações, equipes da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, forneceram informações sobre proteção contra assédio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 19 de fevereiro de 2020