Prefeitura determina fechamento do comércio da cidade do Rio a partir desta terça-feira

Publicado em 22/03/2020 - 19:47 | Atualizado em 22/03/2020 - 21:41
Foi divulgado nesta sexta-feira (26/03) o 12º Boletim Epidemiológico -Divulgação/Prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou neste domingo (22/03) o fechamento obrigatório do comércio da cidade a partir do primeiro minuto da próxima terça-feira (24/03), como mais uma medida para conter a propagação do novo coronavírus. As exceções são para os seguintes casos:

• Farmácias;
• Supermercados e hortifrutis (com recomendações para ampliar o serviço para 24 horas);
• Padarias (com a recomendação de que se evitem aglomerações);
• Pet Shops;
• Postos de gasolina (lojas de conveniência, porém, devem ficar fechadas);
• Lojas de equipamentos médicos e ortopédicos.

– Essas são medidas por tempo indeterminado. A comunidade médica e científica do município está monitorando o contágio, e nos dando informações. Precisamos proteger a população. A maioria das pessoas que moram em comunidades, por exemplo, trabalha no setor de comércio – explicou Crivella.

Como ficam shoppings, bares, restaurantes e bancos?

Deverão permanecer fechados os shoppings (apenas com praças de alimentação funcionando, mas com recomendação para entrega em domicílio) e bares e restaurantes, que funcionarão apenas com delivery. Os bancos também não poderão abrir (a prestação do serviço deverá ser online).

Novas medidas também sobre feiras livres

As feiras livres voltam a ser semanais, para evitar aglomerações que poderiam existir se fossem quinzenais. Mas haverá um rodízio de funcionamento das barracas: as pares numa semana e a ímpares, em outra.

Qual a situação dos serviços e da indústria?

Por enquanto não há medidas restritivas para os setores de serviço (consultórios, escritórios e outros) e indústria.

Ajuda para ambulantes, taxistas e outros profissionais autônomos

Crivella informou que a Prefeitura encomendou 20 mil cestas básicas para doações a esses trabalhadores que dependem da circulação de pessoas nas ruas e que ficaram prejudicados com o confinamento da maior parte da população em casa.

O prefeito anunciou também a criação pelo município de um Fundo Solidariedade para arrecadar mais cestas básicas e outras doações importantes para ajudar esses grupos de profissionais. As informações sobre funcionamento do fundo e como será possível contribuir estarão disponíveis na imprensa e nas redes sociais em breve.

A Câmara Municipal votará esta semana a criação também do Fundo Emergencial de Combate ao Covid-19, para arrecadação de verba, por meio de doações, para contribuir na luta contra o novo coronavírus.

Campanha de vacinação tem sistema drive thru contra a influência

Coronavírus: Veja aqui as medidas adotadas pela Prefeitura neste domingo para conter a pandemia na cidade

Ônibus comuns serão usados para evitar superlotação no BRT Transoeste

Painel Covid-19 é lançado pela Prefeitura para dar acesso a informações sobre novo coronavírus