Prefeitura anuncia planejamento para desfiles de megablocos de Carnaval na cidade

Publicado em 17/01/2020 - 19:31 | Atualizado em 21/01/2020 - 11:15
Presidente da Riotur, Marcelo Alves, espera cidade ocupada por muitos turistas no Carnaval. Foto: Rhavinne Vaz / Prefeitura do Rio.Presidente da Riotur, Marcelo Alves, espera cidade ocupada por muitos turistas no Carnaval. Foto: Rhavinne Vaz / Prefeitura do Rio.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta sexta-feira (17/01), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o esquema para desfiles dos blocos de carnaval de rua, que este ano terá novidades. Haverá apenas uma apresentação de megabloco por dia, sempre no Centro da Cidade e de manhã. Os grandes blocos que desfilam em Ipanema (Simpatia é quase Amor e Banda de Ipanema) terão os seus horários remanejados e também sairão pela manhã em seus trajetos tradicionais. Assim, nesses dias, não haverá migração em massa de foliões do Centro para Zona Sul, uma das principais reivindicações das associações de moradores, que compareceram ao anúncio e elogiaram as mudanças.

– As associações de moradores da Zona Sul pediram que eu tomasse medidas para evitar violência e depredações. O Centro da Cidade é o local mais adequado (para os megablocos), porque ali não temos moradores, não temos problema. Problema há, sobretudo, nas áreas densamente povoadas, como a Zona Sul – afirmou o prefeito.

Neste Carnaval, estão autorizados 543 desfiles de blocos

Para o Carnaval deste ano, foram autorizados 543 desfiles de blocos, segundo a Riotur. Os blocos, no entanto, precisam cumprir as exigências da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e apresentar o aval dessas corporações à Prefeitura. O prazo termina na próxima semana, logo esse número poderá mudar.

Sete megablocos sairão no Centro

São considerados megablocos os que reúnem pelo menos 300 mil pessoas. São sete: Bola Preta, Poderosas, Chora me Liga, Bloco da Preta, Fervo da Lud, Monobloco e Carnaval Square. Todos sairão no Centro, das 7h às 13h. Nesses dias, os grandes blocos (que reúnem cem mil pessoas) Simpatia é quase Amor e Banda de Ipanema sairão no mesmo horário.

Cidade ocupada por turistas

Segundo o presidente da Riotur, Marcelo Alves, a ocupação hoteleira ultrapassou os números de quatro anos atrás e está chegando a recordes históricos. Em hotéis da Zona Sul, já há 100% de ocupação, disse ele, que afirmou ter recebido esses dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).

Associações de moradores elogiam medidas da Prefeitura

Presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Carlos Monjardim elogiou o prefeito por ter dialogado com a sociedade civil organizada:

– Ipanema está ombreada e de braços dados com o prefeito Crivella e com a Prefeitura para realizarmos o melhor Carnaval do Rio de Janeiro. O prefeito teve a sensibilidade de ouvir as associações de moradores para que construíssemos uma solução que minorasse os transtornos que os grandes eventos causam nos nossos bairros.

O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães Gomes, também elogiou Crivella por adotar medidas que, em sua opinião, vão melhorar o Carnaval da cidade:

– O prefeito mostrou sensibilidade ao ouvir a sociedade civil organizada. O sentindo é aperfeiçoar o Carnaval, que é muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. Mas é preciso que transcorra com organização e planejamento, levando em consideração toda a cidade, até os que não participam da folia. As medidas anunciadas são positivas.