Prefeitura monta operação especial de trânsito para evento na Enseada de Botafogo neste sábado

Publicado em 14/02/2020 - 19:24 | Atualizado em 16/02/2020 - 15:17

Neste sábado (14/02), além dos blocos de carnaval, a cidade receberá o evento Ano da Unção Dobrada na Enseada de Botafogo, a partir das 16h. A CET-Rio atuará com 160 agentes para ordenar o trânsito e o estacionamento de 1.100 ônibus que transportarão fiéis. A partir das 6h de sábado, a companhia interditará as duas pistas da Enseada de Botafogo e o Aterro do Flamengo.

Não há previsão de interdição ou área de embarque e desembarque de ônibus na Praia de Botafogo, que será a principal via de circulação na região.  Os coletivos deverão ficar estacionados nas pistas do Aterro do Flamengo, de onde o público deverá caminhar até o local do evento. A operação de trânsito terá 45 veículos operacionais, 50 motocicletas e contará com a participação de controladores da CET-Rio, apoiadores de tráfego e Guardas Municipais trabalhando para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar pedestres e ônibus, além de efetuar bloqueios.

Serão utilizados 24 painéis de mensagens variáveis (móveis e fixos), que informarão os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Sinalização especial vai garantir a fluidez do trânsito e técnicos da CET-Rio farão o monitoramento da área com mais de 200 câmeras no Centro de Operações Rio (COR). Se necessário, serão feitos ajustes nos sinais lumiosos.

Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Vinte reboques (leves e pesados) serão posicionados para desobstrução de vias.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

A partir das 6h de sábado (15/02)

• Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo), em toda extensão e acessos;
• Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), em toda extensão e acessos;
• Av. General Justo, entre a Av. Infante Dom Henrique e o Trevo Estudante Edson Luís de Lima Souto (Trevo dos Estudantes);
• Av. Repórter Nestor Pereira, entre a Av. Pasteur e a Av. das Nações Unidas.

A liberação das vias está prevista para as 22h de sábado (15/02).

ROTAS DOS ÔNIBUS ATÉ O ACESSO AO ESTACIONAMENTO

ÔNIBUS COM ATÉ 3,85 METROS DE ALTURA

Provenientes da Avenida Brasil, Rodovia Presidente Dutra (116), Washington Luiz (040) e Ponte Rio-Niterói

• Av. Brasil;
• Av. Rodrigues Alves;
• Túnel Marcello Alencar;
• Aterro do Flamengo, altura do Trevo dos Estudantes para acessar o estacionamento.

Provenientes de Madureira/Méier e região

• Radial Oeste;
• Av. Presidente Vargas;
• Av. Passos;
• Av. República do Paraguai;
• Rua Teixeira de Freitas;
• Aterro do Flamengo, altura da Praça Paris para acessar o estacionamento.

ÔNIBUS COM ALTURA MAIOR QUE 3,85 METROS

Devido às limitações de altura do Aterro, os ônibus com mais de 3,85 metros de altura deverão utilizar a seguinte rota:

• Av. Brasil;
• Av. Rodrigues Alves;
• Túnel Marcello Alencar;
• Av. Marechal Câmara/Av. Franklin Roosevelt, onde deverão aguardar para serem conduzidos por equipes de batedores da Guarda Municipal e CET-Rio ao local de estacionamento específico no Aterro.

ROTAS ALTERNATIVAS

• O Túnel Rebouças é a principal via alternativa em função das interdições do Aterro do Flamengo e da Enseada de Botafogo. Até as 22h deste sábado, os motoristas devem evitar a Praia de Botafogo e o Túnel Santa Bárbara, que estarão sobrecarregados.
  • Ligação Zona Sul – Centro: utilizar, preferencialmente, o Túnel Rebouças.
  • Ligação Copacabana, Ipanema e Leblon – Flamengo e Glória: utilizar, preferencialmente, a rota Túnel Rebouças, Cosme Velho, Laranjeiras.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• A recomendação para este sábado é utilizar transporte público de alta capacidade, como trem, metrô e barca, que funcionam com operação especial.
  • O Aterro do Flamengo estará interditado e será usado para o estacionamento dos ônibus.  Não haverá área de lazer.
  • Por segurança, os pedestres devem fazer a travessia das vias somente nos locais com sinalização.
  • É importante respeitar orientações dos agentes de trânsito e a sinalização.
  • Não haverá estacionamento para veículos de passeio no entorno do evento.
  • Todos os ônibus do evento deverão seguir para o Aterro do Flamengo.